Educação

Alunos do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí lançam livro

Por Educação

Publicado em 04/12/2023

Alunos das aulas de Reforço Escolar do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII), gerido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lançaram o livro ‘Alfabeto Poético dos alunos do CREMII’, na sede da unidade escolar, nesta sexta-feira (1º/12).

A subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, parabenizou alunos e equipe do CREMII pelo lançamento do livro e pelo trabalho realizado dentro da unidade escolar.

“Trabalhamos por uma Educação de qualidade, com igualdade de direitos para todos. E os alunos do CREMII são a prova de que aprender e ensinar não têm idade. A escola transforma suas vidas pela aquisição da leitura, e eles transformam nossas vidas, provando que é possível mudar sim, é só ter sonhos e determinação para conquistar os objetivos pretendidos”, enfatizou a subsecretária.

Por meio do livro ‘Alfabeto Poético dos Nomes’, do autor Pablo Morenno, 14 estudantes iniciaram o trabalho com a escrita do próprio livro, intitulado de ‘Alfabeto Poético dos alunos do CREMII’. Todos os alunos participantes receberam um exemplar.

A diretora da unidade escolar, Aline Rodrigues, falou da importância das aulas de reforço escolar, pós período de pandemia de Covid-19 e de todo apoio dado pela SEMED.

“Começamos com as aulas de reforço por conta das questões da pandemia, visto que os alunos idosos tiveram dificuldades com as aulas remotas, e com isso problemas de aprendizagem. A Secretaria de Educação entendeu essa dificuldade e enviou uma professora com experiência em EJA. E já estamos colhendo os frutos, com os alunos aprendendo a ponto de fazerem um livro”, disse a diretora.

Os ‘novos escritores’ contaram suas histórias e sonhos através de poemas, posaram para fotos, desenharam e assinaram suas produções. Todo o processo com auxílio da professora Danielle Bittencourt. Uma das ‘escritoras’ do livro, a aposentada Regina da Conceição Silva, de 81 anos, ressaltou a gratidão de fazer parte desse projeto e de ter seu nome eternizado em obra.

“Quando cheguei ao CREMII não sabia ler e escrever, mas hoje já consigo. Participar da confecção deste livro foi difícil, porque ainda não estava preparada para esse desafio, mas com a ajuda da professora tudo saiu bem”, comentou Regina.