Alunos da rede municipal recebem o projeto Ronda Musical da Guarda Municipal

Por Segurança

Publicado em 04/12/2023

O projeto Ronda Preventiva, do Grupamento Especial de Ronda Escolar (GERE), da Guarda Municipal de Itaboraí, promoveu a última edição do ano do Ronda Musical, na Escola Municipalizada José Leandro, em Pacheco, nesta segunda-feira (04/12).

Centenas de alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos manhã e tarde, participaram de um dia especial, com conhecimento musical e alegria. O ponto alto foi a apresentação da Banda Municipal Visconde de Itaborahy, composta por guardas músicos.

Segundo o coordenador do GERE, o guarda municipal Luiz Carlos, o Ronda Musical é uma atividade que deu certo entre os alunos da rede municipal de ensino e que retornará no próximo ano.

“Essa atividade não consiste apenas em trazer a banda da Guarda Municipal para se apresentar, mas sim mostrar aos alunos todos os grupamentos existentes na Secretaria Municipal de Segurança. É algo que as crianças gostam e interagem bastante”, disse Luiz Carlos.

A Banda Municipal Visconde de Itaborahy, apresentou os instrumentos utilizados, como clarineta, flauta, saxofone, trombone e outros. E ainda tocou um repertório destinado ao público infantil, como Fazendinha, do Mundo Bita; Baby Shark e Moana.

A Guarda Municipal de Itaboraí é vinculada à Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG). Além do Ronda Musical, o GERE possui outras atividades que visam contribuir com o aprendizado e desenvolvimento da população jovem de Itaboraí, como o Teatro de Fantoches, Condutores do Futuro, e ainda ações educativas sobre bullying e conceitos de cidadania.