Agricultura

Itaboraí realiza plantio experimental de soja BRS 267 Edamame no Horto Municipal

Por Agricultura

Publicado em 11/01/2024

Com o objetivo de buscar inovação para o setor agrícola do município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), realizou o plantio experimental de mais de 1,1 mil semestes da soja BRS 267 Edamame no Horto Municipal de Itaboraí, em Caluge, nesta quarta-feira (10/01).

A ação de plantio da soja BRS 267 Edamame contou ainda com orientações técnicas sobre o plantio realizada pelo agrônomo da EMBRAPA, Rodrigo da Silveira, além da troca de experiência entre os agricultores do município e distribuição de sementes. O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, destacou a importância do experimento para os produtores do município.

“Trata-se de um projeto inovador no município em parceria com a EMBRAPA, que visa diversificar e aumentar cada vez mais a produção do pequeno produtor de Itaboraí. O nosso intuito com esse plantio experimental é levar o conhecimento no plantio desse tipo de soja para os produtores da nossa cidade e diversificar cada vez mais a agricultura familiar”, disse o secretário.

O tempo para colheita da soja BRS 267 Edamame gira em torno de 90 dias. Lançada em 2022 pela EMBRAPA, a soja BRS 267 é a primeira variedade do Brasil desenvolvida para ser consumida verde. Entre os principais benefícios deste alimento, estão a diminuição dos sintomas da menopausa, riqueza nutricional, baixas calorias, contribuição para regulação do intestino, equilíbrio dos níveis de colesterol, auxílio no combate ao câncer e combate a depressão.

A ação de plantio experimental da soja BRS 267 Edamame contou com a participação do secretário municipal de Trabalho e Renda, Dinei Dias, além de representantes da EMBRAPA.