Combate à inadimplência – O São Gonçalo

Publicado em 10/01/2013

Josefa (à direita) pediu e conseguiu o parcelamento em 60 vezes da dívida com o tributo (Foto:Sandro Nascimento) ::

O município de Itaboraí tem 35% de contribuintes inadimplentes com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O secretário municipal de Fazenda, José Mauro Soares Fróes, disse ontem que a prefeitura estuda medidas para reduzir este índice e nem mesmo a anistia está descartada. Os carnês de 2013 serão emitidos até o final do mês. Quem quiser garantir o desconto de 40% terá de quitá-los até 31 de março. Haverá ainda desconto de 20% nos parcelamentos em dez vezes.

Além dos inadimplentes, existem também aqueles que se encontram inscritos na dívida ativa. O secretário disse que também são estudadas medidas para beneficiar esse grupo.
“Já temos um projeto sendo desenvolvido para analisar todos os casos. O nosso estudo ainda está no início, mas estamos focados numa possível anistia às pessoas que estão nesta situação”, frisou.

Enquanto isso, contribuintes com dívidas acumuladas recorrem a outro benefício: o parcelamento débito.
É o que fez a aposentada Josefa Cassiano Lopes, de 67 anos. Morando atualmente fora do estado, ela precisou retornar ao município às pressas para pedir o parcelamento de uma dívida acumulada em cerca de R$ 7 mil. Ela conseguiu prazo de 60 meses.

Segundo Josefa, antigos inquilinos de sua residência, no bairro Jardim Floresta, não estariam pagando o imposto. Ela temia que o imóvel fosse à leilão.
Josefa, que já terminou o primeiro carnê, gostou de saber que a prefeitura tem planos para beneficiar os devedores.
“Acho muito boa essa iniciativa deles. Eu não pude negociar antes por falta de dinheiro mesmo. Sou aposentada e é difícil pagar um valor alto, que sempre é, todo mês. E o pior que tive que resolver dívidas dos outros”, afirmou a contribuinte.
A exemplo de Josefa, a doméstica Maria José Patrício Sila, de 47, também moradora de Jardim Floresta, herdou débito de terceiros quando comprou um terreno na localidade. Ela também parcelou a dívida em 60 vezes.

Ela reclama que as parcelas aumentam a cada dia de atraso no pagamento e espera ser beneficiada com as novas medidas em estudo.
Carnês – Segundo o secretário, os carnês relativos a 2013 já estão sendo confeccionados e deverão ser emitidos até o final deste mês. Primeiramente os boletos serão enviados para os moradores que residem em Itaboraí. Em seguida será a vez daqueles que moram em outras cidades e estados, de onde preferem quitar o tributo.