Saúde

Janeiro Roxo: ação leva conscientização sobre o diagnóstico precoce da hanseníase

Por Saúde

Publicado em 01/02/2024

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, realizou uma ação de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da Hanseníase, nesta quarta-feira (31/01), no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro. A ação integra a campanha ‘Janeiro Roxo’, mês dedicado à conscientização e prevenção da doença.

Na ação desta quarta-feira (31/01), a equipe do Programa Municipal de Controle da Hanseníase promoveu uma atividade educativa sobre as formas de identificar e tratar a enfermidade. Na ação, foram distribuídos panfletos e cartilhas com informações sobre sintomas, transmissão e tratamento da doença.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Vanesca Temóteo, a campanha do “Janeiro Roxo” tem fundamental importância no combate à hanseníase.

“O Janeiro Roxo é fundamental para a prevenção da hanseníase em Itaboraí, pois alertamos sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Durante todo o mês, realizamos diversas ações educativas nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, e levamos todo esse trabalho de conscientização para a população do município. A Hanseníase tem cura e o tratamento é todo feito pelo SUS. O preconceito ainda é a pior parte do controle da doença, por isso a importância de propagar informação”, disse a coordenadora.

Fotos: SEMCOM

Além da ação desta quarta-feira (31/01), o Programa Municipal de Controle da Hanseníase realizou, durante o mês de janeiro, uma série de atividades informativas a respeito da doença nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município, com rodas de conversas e avaliações dermatológicas.

A SEMSA realiza, por meio de agendamento, teste rápido de Hanseníase para contactantes. Os testes são realizados de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no ambulatório de Hanseníase, no Centro de Especialidades de Saúde (CESI), em Quissamã.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. Os principais sinais e sintomas da doença são as manchas esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas na pele com alteração na sensibilidade; sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros; perda de pêlos em algumas áreas e redução de transpiração; caroços no corpo.

Em caso de um ou mais desses sinais e sintomas, o cidadão deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. O tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).