Governo

Projeto para implantação de retorno na BR-493 em Itambi é apresentado para garantir segurança de motoristas e pedestres

Por Governo

Publicado em 23/02/2024

O projeto de implantação de um retorno na BR-493, na altura do distrito de Itambi, foi apresentado e discutido, na manhã desta sexta-feira (23/02), para garantir mais segurança a motoristas e pedestres que trafegam diariamente pela rodovia. O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, acompanhado do deputado estadual Guilherme Delaroli e secretários municipais, realizou uma visita técnica no local após uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária EcoRioMinas, para discutir adequações e resoluções do projeto.

O encontro marcou o avanço de um passo importante para que as intervenções sejam executadas a curto prazo. O projeto prevê a implantação de uma rótula alongada para garantir, além de segurança para quem trafega na via, maior fluidez ao trânsito e evitar infrações cometidas por motoristas. Na visita técnica, também foram estabelecidas as intervenções que precisam ser realizadas pela Prefeitura de Itaboraí nos acessos do bairro à rodovia.

O prefeito Marcelo Delaroli agradeceu a parceria dos órgãos relacionados na pronta resposta à solicitação feita pelo município.

“Estamos discutindo sobre o trevo de Itambi, são problemas que tivemos durante muito tempo e chegamos a um denominador comum, que provisoriamente, um retorno vai ser instalado na região. Queria agradecer tanto a PRF, quanto a concessionária e a ANTT, para avançarmos ainda mais também na questão dos abrigos de ônibus. Enquanto não se faz o definitivo, precisamos solucionar esse problema que estava tendo, com os veículos cruzando a pista. Precisamos minimizar esses riscos e garantir mais segurança para nossa população”, afirmou Marcelo Delaroli.

Nas últimas semanas, outros dois encontros foram realizados entre a prefeitura e os órgãos relacionados para discutir a criação do projeto apresentado. De acordo com o diretor superintendente da EcoRioMinas, Júlio Amorim, o próximo passo a partir da visita técnica é concluir a concepção do projeto, com as adequações sugeridas, e oficializar todos os órgãos para autorizar a execução.

“O encontro foi importante porque aqui temos um problema, que é esse cruzamento de pessoas e de veículos no bairro de itambi. Fizemos uma reunião para disciplinar esse tráfego trazendo mais segurança tanto para quem atravessa com seus veículos, como aqueles que estão atravessando como pedestres. Vamos fazer uma intervenção temporária, trazendo essa segurança, até que a obra final seja concluída”, informou o diretor.

Acompanhando a visita técnica, estiveram também os secretários municipais de Transportes, Marcelo Leite; secretário municipal de Governo, Pedro Ricardo Queiroz; subprefeita de Itambi, Jaqueline Lopes; chefe de Gabinete, Diogo Cabral; Procurador-Geral do Município, Dr. Edson Xavier; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mattos. Para o chefe da Delegacia da PRF de Niterói (que tem circunscrição de toda a região), Alexandre Izaú, o projeto garantirá mais segurança para os usuários da via.

“A nossa intenção é minimizar os riscos na travessia e no cruzamento de veículos, para tornar esse trecho mais seguro para a população de Itaboraí”, disse.