Caminhada e diversas atividades marcam Dia Internacional da Mulher

Por Governo

Publicado em 08/03/2024

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado com caminhada, conscientização e muita diversão, nesta sexta-feira (08/03), em Itaboraí. Ao longo do dia, diversas ações foram realizadas em diferentes pontos do município, com o encerramento sendo realizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

A programação do Dia Internacional da Mulher em Itaboraí teve início, pela manhã, com um encontro de mulheres no auditório do Hellix Business Center, no Centro, que contou com a presença da primeira-dama, Pâmela Delaroli, da delegada titular da 71ª DP (Itaboraí), Norma Lacerda, entre outras autoridades.

Também durante a manhã, foi realizada uma atividade de conscientização, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), no Centro de Especialidades da Criança, Adolescente e da Mulher (CECAM). A ação teve o objetivo de conversar com usuárias da unidade sobre o poder feminino.

Seguindo a programação do Dia Internacional da Mulher, foi promovida uma caminhada, que arrastou centenas de pessoas pela ruas do Centro. O evento teve a Praça Itamar da Silva Júnior como ponto de partida em direção à Praça Marechal Floriano Peixoto. Na largada, teve ainda aula de zumba e show da cantora Dediane Almeida.

Já na Praça Marechal Floriano Peixoto, também no Centro, a programação contou com roda de conversa promovida pelo Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), fit dance, aulas de jump e funcional, além de show da cantora Isadora Martins.

No local, foram realizados atendimentos das secretarias municipais de Agricultura, Desenvolvimento Social, Fazenda e Tecnologia, Trabalho e Renda, Saúde e Cultura, com diversos serviços gratuitos, como aferição de pressão, medição de glicose e aplicação de flúor; distribuição de mudas, entre outros.

Acompanhado da primeira-dama Pâmela Delaroli, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, participou da caminhada e parabenizou às mulheres pela data especial.

“Gostaria de parabenizar a todas as mulheres de Itaboraí, por todos os dias lutarem duro e continuarem firmes nos seus objetivos. Ter garra, força e coragem para darem o seu melhor é um dos maiores vestígios de um amor tão inigualável”, parabenizou o prefeito.

O evento contou com as presenças também do deputado estadual Guilherme Delaroli e do deputado federal Altineu Côrtes. Moradora do bairro Retiro São Joaquim, a empresária Ana Lúcia Martins, de 49 anos, participou da caminhada em celebração à data e parabenizou todas as mulheres por este dia.

“Nada mais justo do que comemorar o Dia Internacional da Mulher reunida com quem faz acontecer de verdade. Hoje é um dia especial para nós e toda a programação está muito linda. Parabéns a todos pelo evento e, principalmente, para todas as mulheres de Itaboraí e do Brasil”, disse a empresária.

Atendimentos à mulher

Em caso de violência, é importante ressaltar que as mulheres podem procurar atendimento no seguintes canais: Central de Atendimento à Mulher (ligue 180), Polícia Militar (ligue 190), Polícia Civil RJ (ligue 197) e CEAM (21-2635-3452).