Educação

Programa Saúde na Escola bate 100% de metas promovendo prevenção e atenção à saúde de estudantes

Por Educação

Publicado em 11/04/2024

Com o objetivo de garantir as ações de promoção, prevenção e atenção à saúde dos estudantes da rede pública de ensino, o Programa Saúde na Escola (PSE) iniciou a ‘Semana Saúde na Escola’, que acontece até a próxima sexta-feira (12/04), em unidades educacionais de Itaboraí. Desenvolvido por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, trata-se de uma política intersetorial, instituída em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007.

Em Itaboraí, o objetivo é atender as mais de 90 escolas da rede municipal de ensino, com mais de 31 mil alunos. As ações do programa são uma integração com as escolas e as unidades de Saúde de cada região, que fazem juntas essa programação de desenvolvimento dos alunos para os cuidados com a Saúde. Na programação anual, o PSE do município atingiu 100% em todas as metas pactuadas para 2023.

De acordo com a subsecretária da Atenção Primária, Marcelle Andrade, as políticas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública se unem para promover saúde integral dos estudantes.

“Essa união tem como objetivo proporcionar melhoria da qualidade de vida dos estudantes e suas famílias. Por isso, são realizadas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para enfrentar as vulnerabilidades que podem comprometer o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede municipal de ensino”, explicou a subsecretária.

Com a ‘Semana Saúde na Escola’, diferentes tipos de atividades são direcionadas aos estudantes, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A abertura foi realizada na Escola Municipal Arquimedes de Andrade, no Caludu, na última segunda-feira (08/04). Entre os temas difundidos estão: combate ao mosquito Aedes aegypt, verificação da situação vacinal, promoção da Saúde Mental e prevenção de violências.