Educação

Estudantes desenvolvem pensamento científico e participam da Mostra Brasileira de Foguetes

Por Educação

Publicado em 12/04/2024

Conhecimento através de pensamento científico. Em Itaboraí, alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, matriculados no Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades do Espaço AMES, vêm participando de um projeto que visa a difusão dos conhecimentos básicos em diferentes áreas, como Astronáutica, Astronomia e Física, de forma lúdica e cooperativa. Supervisionados pelo professor de Ciências, Carlos Alexandre Ribeiro, os estudantes concluíram o processo de ensino-aprendizagem, nesta quinta-feira (11/04), com a construção de foguetes e bases, além do lançamento dos protótipos no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão, no Centro.

Desde março, 13 alunos do município foram inscritos e receberam tutoriais online de como construir protótipos de foguete, a dinâmica de voo, a Física e a Ciências por trás da construção, viagens espaciais no lançamento de satélites e outros. Depois, participaram de uma oficina presencial para a construção dos foguetes e posteriormente seu lançamento. Com isso, os alunos do município participam da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), onde concorrem com estudantes de todo o país em competição dividida em níveis de dificuldade. Os alunos do município vão concorrer nas competições dos foguetes feitos com papel e protótipos produzidos com garrafas pets e lançados com ar comprimido e água.

Responsável pela orientação dos alunos durante a criação dos foguetes, o professor de Ciências, Carlos Alexandre Ribeiro, destacou a importância das atividades para os alunos, além do desenvolvimento de conhecimento em diferentes áreas, como Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências.

“O nosso intuito com essa iniciativa é desenvolver o conhecimento dos alunos através do pensamento científico. Durante o projeto de confecção dos foguetes, desenvolvemos aulas extras, grupos de estudos, além da elaboração de práticas e materiais didáticos para ensinar Astronomia e Astronáutica, entre outras ações. Todos os alunos desenvolveram projetos incríveis e teremos grandes resultados na MOBFOG”, disse o professor.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site.

Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis, conforme definido no regulamento da MOBFOG. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos.

Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.