Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Estudantes de Itaboraí participam de ‘caça a asteroides’ em programa com parceria da Nasa

Por Educação

Publicado em 30/04/2024

Já imaginou participar de uma descoberta científica importante para os estudos espaciais da NASA? É isso que estão fazendo estudantes matriculados no Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades do Espaço AMES, em Itaboraí. Com o programa ‘Caça Asteroides MCTI’, os jovens cientistas fazem buscas por movimentação desses fragmentos a partir de imagens emitidas pelos Telescópios PanStar 1 e 2, localizados no Havaí (EUA).

Supervisionados pelo professor de Ciências, Carlos Alexandre Ribeiro, os estudantes analisam essas imagens procurando asteroides e, em seguida, enviam um relatório para a Colaboração Astronômica Internacional (IASC). De acordo com o docente, essa é uma maneira do cidadão comum exercer um trabalho científico de verdade colaborando com a comunidade mundial.

“O projeto de Astronomia do Espaço AMES foi montado para atender os alunos com Altas Habilidades, que possuem inclinação para as áreas das ciências naturais. As atividades de Astronomia e Astronáutica desenvolvidas no projeto buscam realizar uma estratégia de enriquecimento curricular, tão necessário para esse público. No projeto, os estudantes têm espaço para exercer a criatividade e outras potencialidades”, disse o professor.

No Espaço Ames, foram formadas duas equipes, uma pela manhã, outra à tarde. O estudante que identificar um asteroide, que ainda não tenha sido reportado anteriormente, e após passar por diversas etapas de qualificação da Nasa, pode até dar nome ao fragmento.

Fotos: SEMCOM

Os asteroides, às vezes chamados de planetas menores, são fragmentos que sobraram da formação inicial do nosso sistema solar há cerca de 4,6 bilhões de anos. A maior parte destes antigos restos espacial pode ser encontrado orbitando o sol entre Marte e Júpiter dentro o cinturão de asteroides principal.

O Caça Asteroides MCTI é um programa em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner). Está presente em mais de 80 países, por meio de treinadores oficiais. Em 2021, as equipes participantes do Caça Asteroides MCTI detectaram 1.423 asteroides.