Transporte

Maio Amarelo: saúde, segurança e transporte unidos em prol de um trânsito seguro

Por Transporte

Publicado em 03/05/2024

Com o lema “Paz no trânsito, começa por você”, a Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Transporte (SEMTRANS), de Saúde (SEMSA) e de Segurança (SEMSEG), realizou uma ação educativa com conscientização e serviços gratuitos para a população, na manhã desta sexta-feira (03/05), na Avenida 22 de Maio, na altura do Centro.

A atividade conjunta foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária Arteris Fluminense. Dedicado à prevenção no trânsito, o Maio Amarelo visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de vítimas em acidentes.

Durante a ação, foi montado um corredor em uma das faixas da avenida para realizar a abordagem aos veículos. Na atividade, foram distribuídos panfletos informativos para os motoristas que passavam pela principal via do município, com explicação sobre a importância da revisão veicular, uso de cinto de segurança, dirigibilidade e motocicletas, além de informações sobre direção defensiva e procedimentos a serem realizados para evitar acidentes na cidade.

O secretário municipal de Transportes, Marcelo Figueiredo, destacou a importância da ação de conscientização para motoristas e motociclistas.

“O nosso objetivo com essas ações de conscientização é levar o máximo de informações necessárias aos condutores para evitar acidentes e salvar vidas. Isso inclui o uso do cinto de segurança, a utilização de cadeirinhas para as crianças e o não uso do telefone celular”, disse o secretário.

Também durante a ação, a SEMSA ofereceu diversos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e glicose, além de orientações sobre a Saúde do Homem, hipertensão, diabetes e nutrição. A ação contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, e do secretário municipal de Segurança, Alexandre Daher.

Um dos motoristas que passava pelo local durante a ação foi o comerciante José Augusto Pereira, de 56 anos, que parabenizou a iniciativa.

“Essas ações são muito importantes na busca de um trânsito mais seguro em nossa cidade. É importante também que, nós, motoristas, tenhamos mais atenção ao volante para evitar acidentes no trânsito”, disse o motorista.