Itaboraí adere ao plano de combate à dengue para 2013

Por Saúde

Publicado em 17/01/2013

Prefeito Helil Cardozo garante a adoção das medidas para conter a doença

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, participou, nesta terça-feira (15.01), no Palácio Guanabara – sede do Executivo estadual –,  do lançamento das ações do  Rio Contra Dengue 2013. Acompanhado do secretário de Saúde do município, Dr. Edilson Santos, Helil elogiou a iniciativa do governo do estado de integrar as iniciativas de combate ao mosquito transmissor da doença. A cerimônia contou com as presenças do governador Sérgio Cabral, do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e ainda do secretário de Estado de Saúde ,Sérgio Côrtes. Cabral salientou a importância da união entre municípios e o estado.  A meta é de que não haja nenhum óbito nos municípios fluminenses. Côrtes citou exemplo da cidade de Magé, na Baixada Fluminense, que se tornou referência no combate à dengue.

Durante a cerimônia de lançamento da campanha foi apresentada aos secretários municipais de Saúde a equipe do Estado, que estará à disposição das prefeituras para colaborar nas ações de combate à doença. Nesta quarta feira (16/01), o secretário de Itaboraí Edilson Santos irá se reunir com a equipe médica do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Na ocasião, os profissionais de saúde entregarão um relatório dos primeiros 15 dias de trabalho na unidade. De posse do documento, o secretário adotará as providências, a fim de aperfeiçoar o atendimento no hospital.

O prefeito Helil Cardozo elogiou as iniciativas conjuntas de combate à dengue. Segundo ele, somente com a união de esforços os municípios e o Estado conseguirão conter o avanço da doença. “Medidas como essa têm de ser aplaudidas. O Rio já sofreu demais com a dengue. No que depender de Itaboraí, iremos ganhar esta guerra”, afirmou Helil.

O governador Sérgio Cabral destacou que a luta contra a dengue depende do trabalho de integração entre as três esferas de poder ( municípios, Estado e União).

– Vamos trabalhar de mãos juntas. O primeiro foco é impedir o óbito. O segundo é impedir o óbito, dando conforto aos cidadãos. O terceiro é impedir a doença. A prevenção e depois o conforto no atendimento. Vamos mostrar que, o Estado do Rio de Janeiro, que conseguiu ganhar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, vai ganhar essa competição também –  previu Cabral.