Educação

Prefeitura de Itaboraí anuncia contratação de novos mediadores para estudantes do município

Por Educação

Publicado em 07/05/2024

A Prefeitura de Itaboraí anunciou a contratação imediata de mais de 200 mediadores para atender estudantes atípicos da rede municipal de ensino, na tarde desta segunda-feira (06/05), durante uma reunião com um grupo de cerca de 30 representantes dos responsáveis, realizada no salão nobre da Prefeitura, no Centro. No encontro, também foi apresentado o projeto inovador de criação de um programa de suporte e apoio aos responsáveis, que será desenvolvido por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e Educação (SEMED).

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Governo, Pedro Ricardo Queiroz; da subsecretária de Gestão e Ensino da SEMED, Gláucia Vieira; do coordenador da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, Guilherme Manhães; e do Ouvidor-Geral do Município, Carlos Henrique Cardoso.

O município de Itaboraí é referência na oferta de tratamento adequado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o país, tendo duas unidades da Clínica Escola do Autista, sendo a de Venda das Pedras a primeira unidade pública do Brasil a se especializar no tratamento de crianças, adolescentes e adultos autistas.

Fotos: SEMCOM

O secretário municipal de Governo, Pedro Ricardo Queiroz, destacou que a contratação imediata desses novos profissionais será fundamental para ampliar a qualidade do ensino adequado para esses estudantes e ainda enfatizou a importância do programa de suporte e apoio às famílias, que será desenvolvido de maneira descentralizada, dividido em polos, para atender todas as regiões da cidade.

“Sabemos a importância que é cuidar de quem cuida. Por isso, estamos desenvolvendo esse programa para atender também as famílias, pais e responsáveis, que muitas vezes abdicam de sua própria saúde para se dedicar aos seus filhos. Essa foi uma determinação do nosso prefeito Marcelo Delaroli e vamos organizar esse programa de maneira descentralizada, por polos, para ampliar a cada cantinho da nossa cidade”, enfatizou.

Mãe atípica, a dona de casa Angélica Freitas compartilhou sua experiência com a maternidade durante o encontro e ressaltou a importância da criação de um programa que olhe também para os responsáveis.

“Esse apoio faz toda a diferença, porque a psicóloga tem me ajudado muito mesmo. Então isso vai ser ótimo, porque vai poder ajudar muitas pessoas. A maioria das famílias vivem a realidade que eu vivo. Eu tive que abandonar o meu serviço para cuidar do meu filho, que é uma fase que, às vezes, tudo fica difícil”, compartilhou a moradora do bairro Esperança, Angélica Freitas, de 45 anos.