Município coloca telefone à disposição da população

Publicado em 18/01/2013

Funcionários da prefeitura recolhem o lixo das ruas e calçadas

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, disponibilizou um número de telefone para que a população denuncie e solicite a coleta de lixo e resíduos hospitalares, falta de iluminação pública, veículos abandonados, limpeza de córregos e canais, retirada de entulhos e varrição. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 2635-7453 Ramal 205.

Em até cinco dias úteis uma equipe técnica da secretaria irá até o local para avaliar a situação e verificar o que deve ser feito e quais equipamentos serão necessários para atender a demanda. “Já estamos recebendo as solicitações da população e vamos iniciar as operações a partir da semana que vem. A idéia é manter ações permanentes de recolhimento”, informou o secretario Marcos Le Gentil.

No início da semana, por determinação do prefeito Helil Cardozo, a secretaria assumiu a coleta de lixo domiciliar na cidade no lugar da empresa anteriormente contratada. O serviço fora interrompido no início do ano, após o novo governo municipal ter manifestado descontentamento com a qualidade do serviço prestado.

A prefeitura espera contratar, o mais breve possível, em caráter emergencial, uma nova empresa, que ficará responsável pela coleta até que seja lançado o edital de licitação. Os trabalhos vêm sendo feitos por 35 coletores, 15 caminhões – sendo cinco compactadores.

O procurador-geral do município, Cristiano Fonseca, informou que o município está elaborando um novo processo, a fim de iniciar a tomada de preços e lançar o edital. Fonseca enfatizou que o menor preço será o primeiro critério a ser levado em conta. De acordo com a legislação, a firma terá ainda, segundo explicou, de comprovar sua capacidade técnica, demonstrar o número de funcionários e equipamentos disponíveis, além de comprovar seu histórico de serviços prestados.

– Esse contrato será assinado em breve. Depois disso, obedecendo sempre a legislação em vigor, temos até 180 dias para publicar o edital licitatório e, assim, formalizar a contratação da nova empresa – esclareceu Cristiano Fonseca.

A rescisão do contrato firmado entre a Prefeitura de Itaboraí e a empresa Sellix Ambiental Ltda. Ocorreu na semana passada,  após a Secretaria Municipal de Serviços Públicos ter cobrado da empresa os motivos da queda de qualidade do serviço prestado. Itaboraí produz, mensalmente, uma média de 4 mil toneladas.

Prefeitura de Itaboraí

Coordenadoria de Comunicação Social