Gabriel, O Pensador encerra primeiro dia da Felicita com palestra e show??

Por Educação

Publicado em 13/11/2013

Gabriel da palestra para jovens - Foto Edmilson Domingos

Gabriel da palestra para jovens – Foto Edmilson Domingos

O cantor, compositor e escritor Gabriel, O Pensador foi a atração principal da 20ª edição da Feira do Livro da Cidade de Itaboraí (Felicita) nesta terça-feira (12/11), primeiro dia do evento. Ele chegou à tarde na cidade, quando deu uma palestra para cerca de 600 alunos da rede pública e privada do município. Mais tarde, no início da noite, o artista apresentou um show para cerca de 3 mil pessoas no palco montado na Praça Marechal Floriano Peixoto.

O prefeito Helil Cardozo recepcionou Gabriel antes do show, e acompanhou a apresentação junto ao público.

“Estamos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a leitura torna-se essencial para conquistarmos nossos objetivos. Ler é uma experiência fantástica, que nos agrega conteúdo e nos dá bagagem para corrermos atrás de nossos sonhos”, disse o prefeito, ao lado da secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte.

“Com essa participação maravilhosa da plateia, não tenho dúvidas de que acertamos em trazer o Gabriel para o evento. Ele que tem tudo a ver com ele, que é a prova de que ler também ajuda muito a quell quer fazer música de qualidade”, disse Susilaine.

Apesar da chuva forte, Gabriel tocou por mais de uma hora e meia, animando a plateia, formada, principalmente, por jovens. A apresentação se iniciou com “Linhas tortas”, música do novo album, “Sem Crise”. Na sequência, o cantor apresentou sucessos de sua carreira, como “O Cachimbo da Paz”, “Pátria que me pariu”, “Pra onde vai?” e “2345meia78”, que fez todos cantarem junto do começo ao fim.? Houve, ainda, uma batalha entre rappers mirins, que tinham a missão de improvisar com o tema “Educação e hip hop”, sobre o qual Gabriel também criou versos na hora.

“Quero parabenizar a Prefeitura pela realização deste evento, que tem o intuito de valorizar a leitura, e agradecer por ter sido convidado. Eu não sei o que eu gosto mais de fazer: palestrar ou cantar. Hoje, fui feliz, pois tive espaço para as duas coisas”, disse o rapper. “Se estou aqui, agora tenho que agradecer aos meus professores, que me estimularam os dons de ler e escrever, me permitindo retratar em palavras as minhas visões e fazer o meu som”.

O show se encerrou após a execução de dois sucessos: “Astronauta” e “Até quando?”.

“É a primeira vez que venho ver o Gabriel, O Pensador de perto e estou muito feliz. Adoro as músicas dele, principalmente ‘No Ritmo, No Tempo’, que tive o prazer de ouvir aqui hoje”, disse a estudante Mariana Cabral, 12 anos, que compareceu acompanhada da mãe, a professor Elza Marques.

As secretarias municipais de Saúde e Segurança Pública deram apoio ao evento, sem o registro de ocorrências.

Palestra?

Antes do show, Gabriel falou sobre o seu livro “Diário noturno”, que conta com uma coletânea de textos escritos ao longo da vida do músico, desde os seus 8 anos de idade. O evento, na sede do Rotary Clube de Itaboraí, reuniu cerca de 600 crianças de 30 escolas, sendo 27 da rede municipal e três particulares. Na ocasião, o escritor lembrou, por exemplo, de um poema feito para uma colega de faculdade, mas nunca teve coragem de entregar. Dez anos depois, quando ele achou o papel, se inspirou para escrever o livro, que fala, também sobre um protesto pacífico realizado pelo músico, que é flamenguista, no meio da torcida do Botafogo. Mas nada relacionado aos clubes. Gabriel havia apenas pintado uma faixa escrito “Morte ao racismo” para fazer as pessoas pensarem a respeito do crime.

“Comecei a escrever minhas primeiras músicas aos 11 anos de idade. Vejo algumas pessoas criticando a leitura pela internet, mas, na minha opinião, vocês têm mais é que usar e tirar o maior proveito possível dela. Comecem com textos curtos, que depois já estarão lendo contos, e, tomando gosto, vão sentir vontade de ler livros maiores e escrever os seus próprios” – disse.

Filmando parte da palestra, o estudante Higor de Oliveira, 15 anos, demonstrava empolgação:

“É muito bom poder vê-lo de perto. Ele é um cara que eu admiro como cantor e como pessoa. Também gosto de ler bastante, principalmente livros de romance”, disse o adolescente, que estuda no 9º ano da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres.

Gabriel, O Pensador

Durante a palestra, Gabriel fez questão de divulger sua página no Facebook <https://www.facebook.com/GabrielOPensadorOficial> e pediu para que os estudantes mantenham contato, garantindo que é ele mesmo quem posta as mensagens.

Felicita

A 20ª Feira de Livros da Cidade de Itaboraí continua nesta quarta-feira (13/11) com diversas atividades educativas na Praça Marechal Floriano Peixoto. O show de encerramento ficará a cargo da dupla sertaneja Douglas e Kleberson, a partir das 19 horas.