Praça Marechal Floriano Peixoto é revitalizada para sediar a 10ª Itaflores

Por Agricultura

Publicado em 19/11/2013

Exposição de flores e plantas ornamentais será aberta na sexta-feira

Zeca de Pacheco orienta funcionários durante revitalização da Praça - Foto Edmilson Domingos

Zeca de Pacheco orienta funcionários durante revitalização da Praça – Foto Edmilson Domingos

A Prefeitura de Itaboraí iniciou, nesta terça-feira (19/11), um grande trabalho de revitalização da Praça Marechal Floriano Peixoto, um dos principais cartões postais da cidade. O local sedia, a partir desta sexta-feira (22/11), a 10ª Itaflores, exposição que abrigará o melhor da produção de plantas ornamentais do município, o segundo maior produtor do setor no Estado do Rio.

O choque de ordem na praça, determinado pelo prefeito Helil Cardozo, ficará como um legado do evento. O trabalho é feito pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, com supervisão do secretário José Carlos Rodrigues, o Zeca de Pacheco. Cerca de 50 profissionais, incluindo técnicos da Escola Técnica Rural de Quissamã, fazem o plantio de grama e plantas ornamentais. A secretaria de Serviços Públicos dá apoio ao serviço, com poda de árvores, pintura de quiosques e revisão da iluminação pública, além da preparação da praça para receber a iluminação especial de Natal, que será instalada após a exposição. O local também ganhará um espaço específico para recreação infantil.

“Na sexta-feira, o prefeito Helil Cardozo abrirá oficialmente a 10ª edição da Itaflores, que este ano tem como tema ‘Itaboraí está florida’. A exposição de plantas ornamentais também oferecerá workshops e oficinas, novas tecnologias, palestras, atrações musicais e diversas atividades para os agricultores, produtores e à população”, disse Zeca de Pacheco, acrescentando que a Itaflores estará aberta ao público de sexta-feira (22/11) a domingo (24/11), das 10h às 22h.

A produção de flores em Itaboraí movimenta cerca de R$ 2 milhões ao ano. O município reúne 40 produtores, que respondem pela produção de 3,1 milhões de plantas ornamentais anualmente, que são são comercializadas, principalmente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Região Serrana e Região dos Lagos.

A Praça

A Praça Marechal Floriano, antigo Largo da Matriz, é a maior da cidade, onde ocorrem, tradicionalmente, diversas manifestações artísticas e culturais. Também é o centro histórico do município, com prédios centenários, como a Igreja de São João Batista, o Palacete do Visconde de Itaboraí (sede da Prefeitura) e o prédio da Câmara Municipal, todos do século 19. É lá que estão também a Casa Heloisa Alberto Torres, o Teatro João Caetano, outrora frequentado por nobres e a Biblioteca Pública Joaquim Manuel de Macedo.

Revitalização da Praça
Funcionarios trabalham na revitalizacao da praca  - Foto Edmilson Domingos