Itaboraí celebra Dia da Consciência Negra

Por Educação

Publicado em 21/11/2013

Consciência Negra em Itaborai

A Prefeitura de Itaboraí realizou, na quarta-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, a primeira edição do evento oficial comemorativo à data na cidade. Dezenas de pessoas compareceram à Casa Heloísa Alberto Torres (Chat) para prestigiar apresentações artísticas, musicais e religiosas ligadas ao tema.

“É um prazer muito grande estar aqui. Espero que o convite que recebemos seja o primeiro de muitos, pois fazemos questão de retornar no ano que vem. Somos a primeira banda de afoxé do Rio de Janeiro, e, além do combate ao racismo, queremos, também, ajudar a acabar com o preconceito religioso. O ser humano é livre para ter a crença que o faz feliz. Ninguém tem o direito de julgar. Cabe a todos se respeitarem”, disse Marcio Jamaica, percussionista da banda Filhos de Gandhy, que abriu o evento com um cortejo pela Praça Marechal Floriano Peixoto.

Em seguida, a Associação Cultural Grupo Elo Capoeira apresentou sua atividade com cerca de 15 pessoas, prendendo a atenção de todos enquanto gingavam e tocavam seus berimbaus e atabaques. Em seguida, foi a vez do grupo Inzo Tumbenganga manifestar sua religiosidade.

A música teve sequência com Deolinda Alves, entoando canções representativas da África, continente onde nasceu, e de onde saiu para morar em Itaboraí há cerca de 30 anos. O artista Dawson Nascimento e sua banda fizeram um show com números de jazz e Música Popular Brasileira (MPB), com destaque para as composições de artistas negros, como Djavan e Milton Nascimento. O encerramento ficou a cargo da cantora Margarete Mendes e da banda Mojubá.

“Tentamos sempre comparecer aos eventos na região para que possamos manter esse intercâmbio cultural em busca da igualdade racial, vide que o racismo, infelizmente, ainda é uma realidade que afeta todos os municípios. Para acabar com isso, nada melhor do que investir em educação e conscientização, como está sendo feito aqui hoje, neste belo evento”, disse Elias dos Santos, presidente do Conselho Municipal pela Igualdade Racial (Comira) de Tanguá.

Zumbi

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi, em 1695, e procura ajudar a lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549). Zumbi foi líder do quilombo Palmares, formado por cerca de 30 mil escravos que haviam escapado de prisões e senzalas brasileiras.