“Prefeitura Perto de Você” chega a Visconde neste sábado

Por Governo

Publicado em 06/11/2013

Escola de panificacao -Foto Edmilson Domingos

O bairro Jardim Itamarati, no distrito de Visconde, recebe, neste sábado (09/11), a quarta edição do programa “Prefeitura Perto de Você”, realizado pela Prefeitura de Itaboraí com o intuito de aproximar ainda mais da população local os serviços do poder público municipal. Na ocasião, o prefeito Helil Cardozo estará acompanhado de seu vice, Audir Santana, e de todos os secretários municipais, que vão transferir seus gabinetes para o bairro e atenderão diretamente aos cidadãos, das 9 às 16 horas, na Escola Municipal Dimas Monteiro Nogueira.

“A Prefeitura Perto de Você tem sido um sucesso, Com certeza, a edição de Visconde de Itaboraí não será diferente. Faço questão de estar sempre próximo da nossa população para ouvir suas necessidades. Espero a todos de braços abertos, para que possamos conversar e caminhar juntos”, disse Helil Cardozo.

Além de prestar atendimento, diversas secretarias municipais oferecerão serviços. A pasta da Saúde disponibilizará aferição de pressão arterial e glicose, auricologia, orientações sobre cardiologia e ginecologia, além de fisioterapia e programas de prevenção de doenças. O odonomóvel prestará atendimento com dentistas da Prefeitura, e haverá, ainda, a atuação de funcionários dos programas de combate ao Tabagismo, Nutrição e DST/Aids e Hepatites Virais. Profissionais também vão preparar a confecção de óculos e próteses dentárias. Será possível, também, fazer o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Agricultura terá um médico veterinário prestando atendimentos e dando orientações aos donos dos animais. Também serão disponibilizadas mudas para o plantio.

O Desenvolvimento Social estará presente com equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), além do cadastramento no Programa Bolsa Família.

A Secretaria de Trabalho e Renda terá o ProJovem e um balcão recebendo currículos para o Sistema Nacional do Emprego (Sine). Já a Fazenda fornecerá orientações sobre o Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) e Imposto Sobre Serviço (ISS). A Procuradoria fornecerá auxílio jurídico, enquanto a Defensoria Pública e o Ministério Público promoverão audiências.

A Fundação Leão XIII também participa da ação, e fornecerá gratuidade em certidões registrais de casamento, nascimento e óbito. Mais uma vez presente ao Prefeitura Perto de Você, o Detran concederá primeira e segunda via de identidade, com fotografias sendo tiradas no próprio local. O Governo do Estado participa, ainda, com uma carreta para emissão de carteira de trabalho.

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Itaboraí vai disponibilizar uma lan house para uso gratuito de internet durante o evento. A Educação e Cultura fornecerá oficinas artesanais e de leitura, e o Esporte e Lazer será responsável pela recreação da garotada. Haverá, ainda, serviços de corte de cabelo, escova e maquiagem, além de animação infantil.

Grande sucesso na edição de outubro do Prefeitura Perto de Você, a Padaria Escola está de volta, e vai ensinar os interessados a fazer diversos bolos para aumentar o orçamento. Para quem quiser empreender, o Desenvolvimento Econômico dará instruções para o Microempreendedor Individual (MEI).

O programa “Prefeitura Perto de Você” já esteve nos bairros de Reta Nova, João Caetano (Itambi) e Jardim Itamarati (Manilha). Ao todo, 13 mil pessoas já foram atendidas.

A Escola Municipal Dimas Monteiro Nogueira fica na rua Presidente Médici, s/n°, Jardim Itamarati.