Educação realiza encontro para comemorar Dia Nacional da Consciência Negra

Por Educação

Publicado em 22/11/2013

Educação celebra Dia da Consciencia Negra - Foto Edmilson de SouzaA Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Itaboraí, por meio da Coordenação de Educação Especial – Núcleo de Identidades e Culturas, realizou, na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras, o encontro comemorativo do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira (20/11).

O encontro contou com o debate ministrado pela professora Iolanda de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema “As relações raciais no cotidiano escolar”. Foram abordadas questões sobre políticas para promoção da igualdade racial, como as reservas e cotas em Universidades Públicas para negros, pardos e indígenas. A questão sobre a inclusão de conhecimentos sobre a África e os afro-brasileiros nos currículos do Ensino Fundamental, Médio e Superior também foi abordada.

Cotas em universidades públicas não é um favor, e sim, um dever do Estado para reparar danos contra os negros, pardos e indígenas. E quanto à inclusão de conhecimentos sobre a África e os afro-brasileiros, tenho a dizer que ninguém ensina aquilo que não sabe, por isso, deve-se formar equipes multidisciplinares para trabalhar a questão racial e etinorracial nas escolas”, disse Iolanda.

Presente ao evento, acompanhada das subsecretárias Maria Lúcia da Silva e Clemária Ramos, a secretaria municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, ressaltou a importância do encontro.

É uma forma de trocar experiências, expor dúvidas e indagações. Este encontro visa promover a discussão das relações étnico-racial e de gêneros. Além das questões sobre discriminação e preconceito, valorizando a diversidade como ponto positivo da humanidade”, destacou Susilaine.

A programação contou com canções de compositores negros, como Milton Nascimento e Djavan, entoadas pelo servidor municipal Dawson Nascimento. As professoras Renata de Oliveira e Juliana Cristina Martins, ambas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Jovita dos Santos Mesquita, no Apollo II, apresentaram o projeto “A cor da nossa cultura”, trabalho pedagógico que foi desenvolvido com alunos do Cemei Luiz Antônio Mira de Souza, em Cabuçu.

O projeto, pensado após os questionamentos feitos pelas crianças da unidade escolar, quanto a questão da cor da pele, tem o objetivo de trabalhar a importância da cultura negra.

Para darmos início ao projeto começamos a trabalhar de uma forma lúdica, através do livro “Bruna e a galinha d’ Angola”, e depois cada professora realizou trabalhos com seus alunos, do maternal ao terceiro período, por meio da culinária, vestimentas, artesanato, literatura e brincadeiras da cultura negra”, disse a professora Juliana Cristina, que pretende implantar este projeto no próximo ano letivo no Cemei Jovita.

E ainda a apresentação de dança dos alunos do programa Mais Educação da Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade, alegrando os presentes com a música “Canto da Cidade”, de Daniela Mercury. E relatos de experiências com alunos, do professor de história da Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, Júlio César de Jesus, recitando a música “Lavagem cerebral”, de Gabriel O Pensador e da professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Daniele dos Santos, da Escola Municipalizada Casa da Criança, em Apollo II, com o projeto “Construindo identidades culturais na EJA”.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965, um símbolo de resistência e luta contra a escravidão.