Educação

Helil recebe atleta de Itaboraí que disputará mundial de taekwondo este ano no México

Por Educação

Publicado em 25/01/2013

helil_esporteNa tarde desta sexta feira (25-01), o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, recebeu em seu gabinete a faixa preta em taekwondo, Iris Tang Sing, de 22 anos.
Moradora de Itaboraí, Iris vai representar o País e a cidade no 10º Campeonato Mundial de Taekwondo, que será realizado em julho no México.
Helil disse à atleta que a prefeitura estuda apoiar não só suas participações em competições internacionais, mas a formação de atletas em todo o município.
“Assim como Iris, temos muitos outros atletas com potencial em Itaboraí, cabe à prefeitura incentivar essas pessoas”, declarou o prefeito.
Após o encontro com o prefeito, Iris esteve com Clemária Ramos, subsecretária de projetos estratégicos da Secretaria de Educação. Clemária quer que os alunos da rede municipal que já praticam o taekwondo nas escolas por meio do programa Mais Educação, do governo federal, conheçam a atleta, de nível internacional.
“O contato das crianças com a Íris, que começou como elas, passou pelas mesmas dificuldades e hoje é uma atleta da seleção brasileira é uma forma de incentivá-las. Queremos que muitas Iris sejam descobertas em nossas escolas”, declarou Clemária.
Aos 13 anos, Iris decidiu ir contra o desejo de sua mãe, de que ela fizesse aulas de balé, e entrou para a academia de taekwondo do professor Ramon Vieira, em Porto das Caixas, 2º distrito de Itaboraí, onde ela mora até hoje. Com o apoio do namorado e também treinador de taekwondo, Diego Ribeiro, Iris já conquistou mais de 50 medalhas em competições no mundo inteiro e está perto de realizar o grande sonho de qualquer atleta brasileiro: representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A atleta de 22 anos, que hoje é sargento do Exército,  passou por grandes dificuldades até chegar à seleção.
“Muitas vezes para conseguir viajar e participar das competições pedi ajuda aos vizinhos, amigos, no início não foi fácil” revelou a atleta, que espera que a prefeitura ajude nas viagens para as cidades onde acontecem as competições e no apoio aos jovens atletas.

Coordenadoria de Comunicação Social

Prefeitura de Itaboraí