Habitação e Serviços Sociais

Obras do PAC de Itambi são reiniciadas

Por Habitação e Serviços Sociais

Publicado em 02/12/2013

Além da construção de 256 apartamentos, local também receberá quadra esportiva, academias e pista para caminhadaPrefeito reune autoridades com grupo de operarios e a populacao local de Itambi - Foto Edmilson DomingosApós dois anos de paralisação, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Itambi, em Itaboraí, recomeçaram nesta segunda-feira (02/12), com a presença do prefeito Helil Cardozo e representantes de 256 famílias, que hoje moram em áreas de risco e começarão a receber suas moradias a partir do primeiro semestre do ano que vem. No local já funcionam uma escola e o 1º Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei). A Prefeitura agora finaliza um posto de saúde. Também está prevista para o empreendimento a construção de equipamentos para a prática esportiva.

O reinício dos trabalhos no conjunto de oito prédios só foi possível após Caixa Econômica Federal enviar um documento à Prefeitura de Itaboraí autorizando as obras, que serão tocadas pela Conan Construções e Montagem Ltda, empresa que venceu a licitação para concluir os blocos de apartamentos, utilizando mão de obra qualificada da cidade, com a geração de dezenas de empregos diretos.

Desde 1º janeiro deste ano, quando as obras estavam totalmente paralisadas, foram 11 meses de muito trabalho para ultrapassar as diversas exigências da Caixa até receber o sinal verde do Governo Federal. O prefeito Helil Cardozo visitou as obras nesta segunda-feira (02/11), junto dos secretários de Habitação, Wolney Trindade; e de Esporte e Lazer, Sérgio Gil.

“Para resgatar o convênio com o Governo Federal, abandonado pela administração anterior da Prefeitura, cumprimos 12 exigências do Ministério das Cidades, incluindo o inventário de 22.200 itens que faltavam para completar as obras. Agora é tocar os trabalhos e entregar as moradias para quem de direito”, disse Helil Cardozo, acrescentando que, nos próximos meses, será entregue o posto de saúde à comunidade. “Recentemente, já entregamos à população o 1º Cemei, que atende em horário integral a 60 crianças de 4 e 5 anos de idade”.

No local, também já funciona a Escola Municipal Sidnei da Silva, que recebe diariamente 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A área será totalmente reurbanizada.

“Vamos mobilizar cerca de 80 trabalhadores, todos de Itaboraí, atendendo à solicitação do prefeito Helil Cardozo. Até o final das obras do PAC Itambi, teremos gerado 120 empregos diretos e cerca de 300 indiretos”, afirmou José Joaquim Ribeiro de Castro, diretor da empresa Conan.

Responsável direto por viabilizar a retomada do processo que permitiu o reinício das obras junto à Caixa Econômica, o secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, ressaltou os investimentos no empreendimento.

“Já foram investidos R$ 18 milhões neste programa. Nesta segunda etapa, serão mais R$ 7 milhões nas unidades habitacionais e R$ 2 milhões na revitalização do Centro de Itambi, com obras de pavimentação, drenagem e a conclusão da estação de tratamento de esgoto, que beneficiará mais de 6 mil famílias do bairro”, disse Wolney.

Os moradores do PAC de Itambi, além de receberem moradias dignas, também terão acesso ao esporte, segundo o secretário Sérgio Gil. “O prefeito já autorizou, e vamos construir uma pista para caminhada em todo o condomínio, uma quadra poliesportiva e duas academias ao ar livre”, disse Gil.

As obras do PAC Itambi foram interrompidas em outubro de 2011, quando a empresa RC Vieira, então responsável pela construção, paralisou os trabalhos com o consentimento da antiga administração da Prefeitura, alegando que não tinha mais condições de prosseguir com o empreendimento.

Além dos secretários municipais, a visita do prefeito ao PAC de Itambi nesta segunda-feira foi acompanhada também pelo vereador Ézio Barcelos (PRTB).