Itaboraí comemora Dia Nacional do Samba com Acadêmicos do Cubango

Por Educação

Publicado em 03/12/2013

Academicos do Cubango em Itaborai - Foto Sandro GironEm comemoração ao Dia Nacional do Samba, a Prefeitura de Itaboraí, por meio de sua Fundação Cultural (FCI), realizou, na noite da última segunda-feira (02/12) um evento dedicado ao gênero na Casa Heloísa Alberto Torres. Com mulatas, passistas e bateria, a escola de samba Acadêmicos do Cubango animou os presentes, com sambas enredos antigos e o escolhido para 2014, “Continente Negro: Uma poesia africana”, que disputará uma vaga para o Grupo Especial do Rio.

O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Audir Santana, destacou o momento de festa, e deu seu recado com um trecho da música de Dorival Caymmi.

Quem não gosta de samba bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou doente do pé. Eu nasci com o samba, no samba me criei e do danado do samba, nunca me separei”, recitou Audir.

Para o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, a data não poderia passar em branco.

Estamos celebrando a cultura do samba, que todos amam. E hoje também iniciamos o projeto para o nosso Carnaval de 2014, quando vamos resgatar a tradição dos desfiles de escolas de samba em Itaboraí”, destacou Dutra.

Cláudio Rogério afirma que a ideia para o carnaval do próximo ano é ter um desfile-espetáculo, com apresentações de blocos e escolas de samba locais, sem competição. Já em 2015, o intuito é ter ao menos quatro escolas de samba, elevando o número a cada ano.

Com cabelos compridos e camisa preta estampada com o nome da banda de rock “Ratos de Porão”, Charles Joseph, 44 anos, não demonstrava estar deslocado no evento.

As pessoas estranham eu participar de eventos de samba vestido dessa forma, mas eu gosto de  música boa, independentemente do gênero musical. O samba é a cara do Brasil e merece respeito o ano inteiro”, disse Joseph.

A programação contou ainda com apresentações de grupos locais, como o bloco Tô Vacilando, de Visconde de Itaboraí, e de Rodney Mendonça e banda, que animaram o público. O Rei Momo Valmir Vieira Filho também se fez presente, mostrando muito samba no pé. Participaram, ainda, diversos secretários municipais e representantes da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí (Liesi).