Governo

“Prefeitura Perto de Você” registra mais de 4 mil atendimentos em Nova Cidade

Por Governo

Publicado em 16/12/2013

Casais aproveitaram presença de juízes para oficializar a união

Prefeito Helil Cardozo presta atendimento à populaçãoO bairro de Nova Cidade, em Itaboraí, recebeu a última edição de 2013 da ação social “Prefeitura Perto de Você”, realizada no sábado (14/12), na Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira. O evento contou com a participação do prefeito Helil Cardozo, do vice, Audir Santana, e dos secretários municipais. Todos transferiram seus gabinetes para o local. Ao todo, foram realizados 4.304 atendimentos.

“Esta ação é feita pensando nas necessidades do cidadão”, disse Helil Cardozo. “Agradeço a todos que estão trabalhando e colaborando para transformar este evento num sucesso”, completou o prefeito, que atendeu diretamente mais de 40 pessoas em seu gabinete itinerante.

Das 9h às 17h, os moradores do bairro puderam se casar, obter registro civil, CPF, carteira de trabalho e realizar testes e exames médicos, entre outros benefícios. Três juízes de direito da Comarca de Itaboraí, acompanhados de promotores do Ministério Público e auxiliados pela Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, também estiveram presentes e promoveram um mutirão de casamentos e diversos serviços jurídicos.

Prefeito Helil Cardozo saúda casal que oficializou a uniãoO mecânico Antônio Marcelo Lopes, 33 anos, e a dona de casa Maria das Graças da Silva Oliveira, 34, moradores de Nova Cidade, resolveram aproveitar a oportunidade para casar após 15 anos de convivência.

“É um sonho nosso que estamos realizando hoje. Com a certidão de casamento, as pessoas passam a nos respeitar mais. Falar que é casado para os outros é bonito. Todo mundo gosta de ouvir isso”, afirmaram.

Mesma opinião foi compartilhada pela assistente social Jaqueline da Silva Tavares, de 38 anos, e o auxiliar de serviços gerais Mario Pereira da Silva, 43 anos, moradores do bairro Santo Antônio.

“Esta foi uma grande chance de acertamos a nossa vida após três anos morando juntos. Estou nervosa e muito ansiosa para regularizar esta situação, porque a gente é da Igreja. Casar é muito caro e, por isso, não fizemos antes”, disse o casal.

Emissão de carteiras de identidadeCom a participação de centenas de voluntários, o evento contou ainda com a participação do Governo do Estado e instituições parceiras, como o Serviço Social da Indústria (SESI), Fundação Leão XIII e Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN).

O projeto, que começou em agosto deste ano, usa a mobilização como estratégia de inclusão social. Centenas de voluntários – entre profissionais de órgãos públicos e instituições parceiras – formam um mutirão de solidariedade para oferecer orientações e serviços sobre documentação, saúde e direitos sociais.

Ao longo destes cinco meses, o Prefeitura Perto de Você já beneficiou milhares de pessoas e prestou mais de 22 mil atendimentos. Esta foi a quinta edição do programa, que já esteve nos bairros Reta Nova, João Caetano (Itambi), Jardim Itamarati (Manilha) e Visconde.

Outros serviços

Também foram oferecidos serviços de saúde como audiometria, exame de vista, glicose, consultório de odontologia itinerante (Odontomóvel) e produção de prótese dentária. Os programas Saúde do Idoso, DST, Aids e Hepatites Virais, Tabagismo, Tuberculose e Nutrição também marcaram
presença, assim como o Saúde da Mulher, que realizou preventivo e encaminhamento para mamografias.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou atendimentos, entre cadastramentos e atividades recreativas. O Bolsa Família e demais programas da pasta também foram oferecidos ao público.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) realizou cadastramentos de currículos. Cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) foram confeccionados, além de carteiras de trabalho emitidas pelo Governo do Estado.

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) emitiu documentos de identidade. A Secretaria Municipal de Agricultura distribuiu mudas, orientações técnicas e consultas veterinárias. A Fazenda ofereceu orientações referente ao Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU). Já a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo deu orientações sobre o Microempreendedor Individual (MEI).

A Fundação Cultural de Itaboraí recebeu diversas pessoas em sua escola de arte itinerante, enquanto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ofereceu atividades lúdicas e de animação às crianças.