Itaboraí celebra os 140 anos da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo

Por Educação

Publicado em 13/12/2013

140 anos da Biblioteca MunicipalA Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí, comemorou, nesta sexta-feira (13), 140 anos de história. O prédio, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, leva o nome do escritor, médico e jornalista itaboraiense. Nascido em em 24 de junho de 1820, Joaquim Manuel de Macedo morreu em 11 de abril de 1882, poucos anos depois de fundar a Sociedade da Biblioteca Popular Itaborahyense.

Para celebrar o dia, comemorado em 8 de dezembro, a Prefeitura de Itaboraí, por meio de sua Fundação Cultural, realizou uma programação lúdica e educacional, contendo atrações gratuitas voltadas para a comunidade, durante todo o dia, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Casa Heloísa Alberto Torres e na Biblioteca Municipal.

A abertura oficial do evento, na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, contou com a exposição de quadros de prédios históricos de Itaboraí, feitos pela artista local Cris Rosa, contação de histórias para alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino, divulgação dos livros de Araci Barreto “Postal Clube”, dança, música, roda literária com os historiadores Cláudio Rogério Dutra José Marcos, Dawson Nascimento conversando sobre o histórico da Instituição e de seu fundador. Além da “Tarde da Beleza”, com corte de cabelo, designer de sobrancelha e limpeza de pele.

O presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, discursou ao lado do secretário municipal de Cultura de Maricá, Sérgio Mesquita.

“É um orgulho fazer parte desta comemoração, uma biblioteca ativa há 140 anos. Já visitei e utilizei muito esta Instituição em meus tempos de juventude. Peço que vocês divulguem ainda mais esta importante biblioteca”, disse Dutra.

A Casa Heloísa Alberto Torres abrigou a exposição de obras raras da Biblioteca Municipal, com aproximadamente 30 exemplares de livros doados por Joaquim Manuel de Macedo em 1873, dentre eles, obras em francês, relatórios de províncias, livro do Instituto Histórico Geográfico do Brasil (IHGB), e outros. E oficinas de artesanato, do projeto Arteinstalada, da Ação Cultural da Ampla, com reciclagem e colagem de papel.

Já a Praça Marechal Floriano Peixoto contou com a ação cultural do Sesc (Serviço Social do Comércio), com o “Bibliosesc”, uma biblioteca móvel, montada sobre um caminhão, com mais de 3 mil livros. Alunos do professor Zeca Palácio, da Casa do Artista, realizaram a leitura dramatizada, esquete e peça teatral com o tema “Biblioteca Joaquim Manuel de Macedo” e “A moreninha”, um dos livros mais lido do século XIX no país.

Para o diretor geral da biblioteca, Wanderson Silvas, este evento é uma forma de divulgar a Instituição e fazer com que a população a conheça.

“Planejamos um evento cultural com várias modalidades de cultura, valorizando também os artistas locais. Destacando a trajetória da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e sua importância histórica para a cidade”, comentou Silvas.

“É sempre bom a cidade contar com eventos culturais, tanto para as crianças quanto para os adultos. É essencial termos momentos de lazer, e a biblioteca municipal é muito importante para o município”, disse a moradora de Nancilândia, Joana Pereira, 37 anos.

Estava previsto ainda para o início da noite a intervenção teatral do grupo Serotonina e distribuição de brindes ao público. Apresentação de dança da R.I.O Street Company e do Studio de dança Patrícia Araújo e aulão de Zumba, com Nice Mello. Além do show “Viva Vida”, da banda Jeito Moleque, patrocinado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), através da Caravana Sesi Cultural, a partir das 22h, em frente a Ampla.