Governo

Itaboraí encerra festejos de Natal pela cidade

Por Governo

Publicado em 23/12/2013

helil com violinista - na matéria

Prefeito anuncia o ensino de música nas escolas municipais

A Prefeitura de Itaboraí encerrou oficialmente os festejos de Natal pela cidade no último final de semana. Além do Papai Noel, o “Natal de Luz” contou com a apresentação da Orquestra Candido Mendes e o Auto de Natal, realizado por artistas locais e alunos de teatro da Casa do Artista. O evento também contou com a participação da Orquestra da Grota, formada por jovens da comunidade da Grota do Surucucu, de Niterói.

No sábado (21/12), a iluminada Praça Marechal Floriano Peixoto estava repleta de crianças, adultos e famílias, que foram assistir a Orquestra Candido Mendes. Com aproximadamente 50 músicos, a orquestra é formada por alunos da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes, em Friburgo, e regida pelo maestro fundador Francisco Fernandes, há seis anos.

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, acompanhado da primeira-dama, Ana Maria Cardozo, ficou encantado com a belíssima apresentação e anunciou novidades para o próximo ano. Ao lado do pequeno violinista João Marcos Rosa, 10 anos, integrante da Orquestra, o chefe do executivo arriscou alguns acordes e discursou sobre a importância da música. “A música afasta as crianças do mau caminho e as torna mais educadas, pude constatar vendo a educação do João. Já no próximo ano vamos inserir o ensino de música nas escolas da rede municipal, iniciando pela nova escola de educação integral, em Itambi, prevista para inaugurar no início do primeiro semestre”, disse Helil, encantado com a apresentação da Orquestra.

Há dois anos estudando música na Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes, João Marcos disse que seu primeiro encontro com o violino foi por meio da televisão. “Assim que vi pela primeira vez me apaixonei pelo instrumento e quis aprender, e minha mãe sempre me apoiou. Quero ser médico, mas nunca vou desistir da música, vou conciliar as duas atividades, pois é o que me faz feliz”.

Centenas de pessoas estiveram presentes ao concerto da orquestra, que contou com as canções “Marcha Radetzky”, “L’arlesienne.Suite N2 Farandole”, “A Chorus Line”, “All of Me”, “Sating Doll”, “All the things you are”, “Night in Tunisia”, “Dança das Bruxas”, “Preciosa”, e finalizando com “Noite Feliz”.

O público não desgrudou os olhos e ouvidos da apresentação, assim como a família Antunes. O administrador Márcio Antunes, 42 anos trouxe sua esposa e dois filhos para assistir ao concerto e foi só elogios. “Nós nunca havíamos assistido de perto um concerto, apenas pela TV. É mais bonito do que eu pensava, traz paz e alegria para o coração, aquilo que deve ser o espírito natalino. Sem contar o clima de tranquilidade e beleza que está a Praça, onde as famílias se fazem presente”.

Quero agradecer pelo convite e pela hospitalidade, e ainda ressaltar um grande entusiasta da Educação e Cultura no município, o prefeito Helil Cardozo. Só por meio da Educação que se transforma um país. Obrigado ao público que aqui está, neste encontro de paz, alegria e cultura, num cenário maravilhoso, nesta praça viva, comemorando a chegada do Papai Noel e o nascimento de Jesus”, frisou o Pró-Reitor da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé.

Já no domingo (22/12), foi a vez dos distritos de Pachecos e Sambaetiba receberam o Bom Velhinho e a Orquestra da Grota. Com mais de 10 anos de história, a orquestra conta com uma agenda regular de apresentações, inclusive internacionais, e um CD gravado.

Ainda segundo o prefeito Helil Cardozo, as festividades do Natal de Luz levaram a alegria do Natal para as famílias. “O Papai Noel e toda equipe do Natal de Luz levou o espírito natalino aos lugares que passaram, proporcionando a todos, um momento mágico que é o Natal. Que Jesus possa renascer na vida de cada um”, desejou o prefeito.

Natal de Luz

O Natal de Luz em Itaboraí começou no dia 7 de dezembro, com a chegada de Papai Noel em meio a uma grande festa na Praça Marechal Floriano Peixoto, centro, onde foram instalados cerca de 30 brinquedos infláveis para as crianças. O Bom Velhinho teve uma casa construída na quadra poliesportiva, onde recebeu, às sextas, sábados e domingo, milhares de baixinhos dispostos a tirar uma foto e fazer seus pedidos. Em todos os fins de semana, a festa ocorreu também nos distritos da cidade.