Habitação e Serviços Sociais

Prefeitura de Itaboraí anuncia início das obras do PAC do Engenho Velho

Por Habitação e Serviços Sociais

Publicado em 27/12/2013

pac de engenho velho - dentroApós seis anos de espera os moradores do bairro Engenho Velho receberam uma boa notícia da Prefeitura de Itaboraí neste finalzinho de 2013. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Engenho Velho sai do papel e se torna realidade e as novas residências serão entregues até o Natal do ano que vem.

Depois de cumprir uma série de exigências do Ministério das Cidades, a prefeitura foi autorizada a iniciar os trabalhos para a construção de moradias, com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, que abrigarão 96 de famílias que hoje vivem em casas precárias às margens da Avenida Teles e em ruas sem saneamento. As 960 famílias que moram numa parte do terreno, receberão o título de propriedade. Serão investidos cerca de R$ 20 milhões.

O primeiro passo foi dado, com equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação que estão fazendo o trabalho técnico social, que é a avaliação socioeconômica dos moradores da localidade.

“O prefeito Helil Cardozo visitou a área, conversou com lideranças locais e disse que acompanhará de perto os trabalhos, assim como vem fazendo com as obras dos PACs de Porto das Caixas e Itambi, que também estavam paralisadas desde a administração passada. Em menos de um ano cumprimos todas as exigências do governo federal e, em 2014, vamos entregar as moradias a quem de direito”, disse o secretário de Habitação Wolney Trindade que se reuniu, em audiência pública, com os moradores da comunidade para dar a boa notícia.

O PAC do Engenho Velho será construído numa área de 430 mil metros quadrados, que pertence a prefeitura, que no início de janeiro publicará editais para a realização de obras como: urbanização, infraestrutura, saneamento, água, esgoto, pavimentação em todas as ruas, recuperação da rede elétrica, perfuração de poços artesanais, reservatórios e estação de tratamento de água.

“Como novidade do projeto, o prefeito Helil Cardozo determinou que parte do terreno seja destinado para a construção de uma creche que funcionará em horário integral, uma escola municipal e quadra poliesportiva”, finalizou Wolney.