Educação realiza encerramento das Formações Continuadas

Publicado em 09/12/2013

Formação continuada - Foto Edmilson Domingos

Formação continuada – Foto Edmilson Domingos

A secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) de Itaboraí realizou, na noite da última sexta-feira (06/12), no clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras, o encerramento das Formações Continuadas das turmas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em parceria com o Governo Federal, e da Formação Integral de Professores (FIP), oferecida bimestralmente pela Semec. Aproximadamente 400 professores do 1° ao 3º ano do Ensino Fundamental encerraram este primeiro ciclo.

A secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, aproveitou o momento para agradecer.

“Obrigada a todas vocês, que se dedicam na alfabetização de nossas crianças da rede municipal de ensino e que aceitaram este desafio, capacitando-se ainda mais”, destacou Susilaine.

O PNAIC tem duração de dois anos, e acontece no município desde março deste ano, em uma carga horária de 8h mensais, em um ou dois encontros semanais, em unidades escolares pré-selecionadas. Ao todo, são 16 turmas, cada uma com um orientador de estudo, sendo este também profissional da rede municipal de Educação.

Nas formações são estudados e debatidos os conceitos e concepções  de alfabetização, o modo de alfabetizar e a capacitação dos professores. O objetivo é alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática. Cada participante recebe uma bolsa auxílio no valor de R$200 e material didático, além de certificados emitidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Semec.

Segundo a subsecretária de Ensino e coordenadora local do PNAIC em Itaboraí, Dilcelene Quintanilha, a rede municipal de ensino conta com aproximadamente 9 mil alunos no ciclo de alfabetização (1º a 3º ano), que fazem parte do projeto da Semec “Escola para Famílias”. Em média 7,5 mil famílias dos alunos do ciclo irão receber, até o final deste ano, um kit contendo três livros, sendo “Almanaque da bola”, “O filho do meio” e “Todo mundo tem família”.  E para o próximo ano, mais um kit, com os títulos “Tequinho, o menino do samba”, “Papo de papinho” e “Vovó viaja e não sai de casa”.

“É uma maneira que encontramos de incentivar a leitura fora da escola. Uma ajuda e parceria com os pais e responsáveis destes alunos. Ampliando o acervo destas famílias, contribuímos para experiência escolar de nossos alunos da rede”, disse Dilcelene, solicitando a ajuda dos professores para que, de fato, o projeto chegue ao seu destino, às casas das famílias.

Para a professora do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras, Denise Monteiro, as formações continuadas são importantes para a capacitação e qualificação dos docentes.

“Ajuda bastante em nossas aulas, é uma troca de experiência e saberes com outros professores. O que vemos que dá certo podemos implementar em nossas escolas, contribuindo para um melhor aprendizado e ensino dos alunos”.

Os 16 orientadores de estudo receberam homenagens e presentes de seus “alunos-professores” como forma de carinho e afeto pelo trabalho e dedicação. Além de uma gargantilha com o símbolo do infinito, oferecido pela Semec. Todos os participantes receberam uma camisa personalizada do projeto Ciclo de Alfabetização “Tecendo Saberes e Fazeres”. O evento contou ainda com o coquetel e show da banda Rock Forever.