Itaboraí: “Prefeitura Perto de Você” visita Nova Cidade neste sábado

Publicado em 13/12/2013

Prefeito faz atendimento em Visconde - Foto Edmilson Domingos

Prefeito Helil Cardozo faz atendimento em Visconde – Foto Edmilson Domingos

Mais de 5 mil pessoas são esperadas durante a ação social “Prefeitura Perto de Você”, que acontece neste sábado (12), no bairro de Nova Cidade, em Itaboraí. Na ocasião, o prefeito, Helil Cardozo, o vice, Audir Santana, e todos os secretários municipais irão transferir seus gabinetes para o local e atenderão diretamente aos cidadãos, das 9 às 16 horas, na Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira. Esta é a quinta edição do programa, que já esteve nos bairros de Reta Nova, João Caetano (Itambi), Jardim Itamarati (Manilha) e Visconde. Ao todo, 18 mil pessoas já foram atendidas. A ação conta também com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público e instituições do Governo do Estado. Ao todo, três juízes de paz estarão a postos para a realização de casamentos.

Atendimento

A comunidade será beneficiada com serviços gratuitos e muita diversão. A pasta da Saúde disponibilizará aferição de pressão arterial e glicose, auricologia, orientações sobre cardiologia e ginecologia, além de fisioterapia e programas de prevenção de doenças. O odontomóvel prestará atendimento com dentistas e haverá, ainda, a atuação de funcionários dos programas de combate ao Tabagismo, Nutrição e DST/AIDS e Hepatites Virais. Profissionais também irão realizar exames de vista e produção de próteses dentárias. Será possível, também, fazer o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Agricultura terá um médico veterinário prestando atendimentos e dando orientações aos donos dos animais. Também serão disponibilizadas mudas para o plantio. O Desenvolvimento Social estará presente com equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), além do cadastramento no Programa Bolsa Família.

A Secretaria de Trabalho e Renda terá o ProJovem e um balcão recebendo currículos para o Sistema Nacional do Emprego (Sine). Já a Fazenda fornecerá orientações sobre o Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) e
Imposto Sobre Serviço (ISS). A Procuradoria fornecerá auxílio jurídico, enquanto a Defensoria Pública e o Ministério Público promoverão audiências.

A Fundação Leão XIII também participa da ação e fornecerá gratuidade em certidões registrais de casamento, nascimento e óbito. Mais uma vez presente ao Prefeitura Perto de Você, o Detran concederá 1ª e 2ª vias de identidade, com fotografias sendo tiradas no próprio local. O Governo do Estado participa, ainda, com uma carreta para emissão de carteira de trabalho. Para quem quiser empreender, o Desenvolvimento Econômico dará instruções para o Microempreendedor Individual (MEI).

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Itaboraí vai disponibilizar uma lan house para uso gratuito de internet durante o evento. A Educação e Cultura fornecerá oficinas artesanais e de leitura, e o Esporte e Lazer será responsável pela recreação da garotada. Haverá, ainda, serviços de corte de cabelo, escova e maquiagem, além de animação infantil.

A Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira fica na Rua Dr. José Bastos de Barros, s/nº Nova Cidade.