Estratégias educacionais: Itaboraí anuncia Maratona Multicultural

Por Educação

Publicado em 31/01/2013

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí (Semec) realizou, na última quarta-feira, o 1º Encontro de Formação de Equipe Técnico-pedagógica para apresentar aos diretores das escolas as estratégias educacionais e pedagógicas que vão servir de base para todas as unidades da rede municipal.

Ana Paula Botelho, coordenadora das salas de leitura e bibliotecas escolares, abriu o evento apresentando o livro Zoom, de Istvan Banya. Segundo ela, assim como no livro, a educação também precisa, pouco a pouco, ter uma visão mais ampla do mesmo contexto, “como se estivéssemos a reduzir o zoom de uma lente fotográfica”.

De acordo com Susilaine Duarte, secretária de Educação, as escolas trabalharão em conjunto, norteadas pelo tema “Educação de Itaboraí: um resgate das memórias por um futuro transformador”.

“Esse tema que lançamos foi detectado nos anos anteriores pelos próprios professores. Nossa intenção é unificar os projetos para que todos estejam alinhados nas ações que serão desenvolvidas durante o ano, como os projetos pedagógicos das escolas ou os projetos da Semec”, disse Susilaine.

Os gestores também conheceram o calendário das atividades de 2013, além dos tradicionais eventos como Desfile Cívico e a Feira do Livro, que chega a sua 20ª edição.

A Secretaria de Educação também anunciou a primeira edição da Maratona Multicultural, cuja programação inclui apresentações artísticas, exposições e palestras. A maratona será realizada em setembro, sendo uma das grandes novidades da Secretaria de Educação na nova gestão.

“A Feira do Livro virou um grande evento de entretenimento, mas acabou tomando um rumo muito mais artístico-cultural que literário propriamente dito. Por isso, criamos a Maratona Multicultural, para que essas atividades, que até hoje estavam na feira, não se percam, e para que possamos dar uma atenção maior ao livro e à leitura em nossa tradicional Feira do Livro”, explicou Clemária Ramos, subsecretária de Projetos Estratégicos.

O encontro também serviu para divulgar as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic), que foi implementado no início desse ano, visando garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.

Fonte: O Fluminense