VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Administração
Ginástica laboral motiva servidores de Itaboraí
Por Administração
Publicado em 13/02/2014
Quem trabalha sentado o dia inteiro ou realiza alguma tarefa repetitiva sabe como é importante dar uma pausa de 15 minutos para relaxar. Mas, e se esse pitstop fosse acompanhado de uma rápida atividade física para correção postural, por exemplo?
Toda terça e quinta-feira os servidores da Secretaria Municipal de Administração (Semad) de Itaboraí têm aulas de ginástica laboral no ambiente de trabalho. A atividade, que acontece desde janeiro, faz parte do Programa Comece Bem, que tem como foco oferecer aos funcionários momentos de lazer e atenção à saúde.
Principal incentivador da política de valorização do profissional implantada na atual administração do prefeito Helil Cardozo, o secretário Jorge Armando Pimentel entende que se deve oferecer à população servidores bem dispostos e motivados.
“Vamos propor uma parceria com a secretaria municipal de Esporte e Lazer para ampliar este programa e levar o trabalho para outros órgãos da Prefeitura”, diz Jorge Armando. “Queremos mais entrosamento entre as pessoas. Com a ginástica, o funcionário, além de melhorar a saúde, rende mais e presta um melhor atendimento ao público”.
Reunidos no corredor que divide as salas do prédio, os servidores da Semad dedicam 15 minutos da rotina de trabalho, das 8h45 às 9h, a exercícios de alongamento, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal, respeitando o limite fisiológico e a vestimenta de cada um.
Em pequenas repetições, são realizados exercícios simples e de fácil execução, que também proporcionam relaxamento. As atividades, além de não provocarem sudorese, deixam o praticante mais disposto durante a intensa rotina de trabalho.
Responsável pelas aulas, a fisioterapeuta dermatofuncional Maria Aparecida Santos explicou que a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, é uma das formas de promover a saúde dos servidores e de minimizar os riscos de lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.
“Algumas pessoas passam muito tempo sentadas em frente ao computador, o que acaba trazendo problemas para o corpo ao longo do tempo. Nosso trabalho tem como objetivo evitar a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (D.O.R.T), além de deixar o trabalhador mais motivado, esclareceu.
Ainda de acordo com a especialista, o funcionário, quando está menos tenso, consegue atender melhor o cidadão.
“A ginástica laboral melhora o condicionamento do corpo para o trabalho. Por meio de exercícios físicos simples, os funcionários acabam produzindo mais”, frisou.
Os resultados positivos já estão sendo percebidos pelos funcionários. O servidor da área de informática Joarez Fonseca, 49 anos, aprovou a iniciativa.
“Gostei bastante. É a primeira vez na vida que faço algum tipo de exercício físico. É ótimo, dá mais ânimo, mais disposição, ajuda na respiração, na postura, a relaxar o corpo e a mente”, descreveu. “É também uma oportunidade para descontrair com os próprios amigos de trabalho”.
Saiba mais
Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.
Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.
Benefício
A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração e da motivação dos trabalhadores. A ginástica laboral também pode diminuir os índices de afastamento do trabalho e elevar a produtividade.
Noticias em Destaque