Prefeitura de Itaboraí quer criar Centro de Odontologia na cidade

Por Saúde

Publicado em 04/02/2013

NotíciasA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta segunda-feira (04/02) as principais metas para o setor, entre elas a implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na cidade, que será viabilizado a partir de convênio que a Prefeitura pretende firmar com o Governo Federal. Na ocasião, foi anunciada, tambémn, a nova equipe que vai cuidar da área de odontologia do município.

Presente ao café da manhã de boas-vindas ao grupo, o secretário de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, oficializou a chegada do Dr. Sérgio Lopes, novo coordenador do Programa Saúde Bucal de Itaboraí. “Vamos implementar novos serviços que beneficiem a população, além de melhorarmos aqueles projetos já em desenvolvimento na cidade”, disse Edilson.

Ainda segundo o secretário, dois aspectos serão essenciais durante a nova gestão: planejamento e monitoramento de ações: “Temos que ter um planejamento e aplicá-lo. Para isso, cada um de nós poderá contribuir para que os esforços deem bons resultados”.

Para o coordenador Sérgio Lopes, um dos principais objetivos é estruturar as unidades de saúde para promover um trabalho de boa  qualidade, incluindo os serviços de ortodontia, prótese dentária e endodontia (canais).

”Já percorri todas as unidades de saúde e vi as dificuldades que iremos enfrentar. Peço, desde já, que vocês façam um levantamento da situação dos locais nos quais atuam, para juntos trabalharmos em equipe”, disse Lopes, ressaltando o total apoio recebido do prefeito Helil Cardozo.

Para a dentista da rede municipal Fernanda de Oliveira Pinto, as perspectivas são as melhores possíveis. “Nossa expectativa, como profissionais, é a de que o programa vai melhorar e abranger o máximo de pessoas possíveis, beneficiando a população”, declarou.

O encontro reuniu profissionais da saúde bucal de todos os setores do município, como o Programa de Saúde da Família (PSF), as policlínicas, o odontomóvel e o Hospital Municipal.

Natural do Rio de Janeiro, Sérgio Lopes é dentista, graduado também em Matemática Plena. Entre suas experiências  profissionais está a coordenação da área de Odontologia da Secretaria de Saúde de Duque de Caxias. Lopes também foi secretário e presidente do Instituto de Previdência Municipal de Duque de Caxias e secretário municipal de Governo do município de Magé.