Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Desfiles cívicos abrem o mês de aniversário de Itaboraí

Por Educação

Publicado em 06/05/2014

Prefeito Helil Cardozo e primeia-dama Ana Maria descem do palanque para saudar os estudantes - Foto Sandro GironOs bairros Sambaetiba, Reta, São José e Venda das Pedras foram os primeiros a receber este ano os tradicionais desfiles cívicos das escolas de Itaboraí, em comemoração aos 181 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Com o tema “Identidades e Culturas de Itaboraí: a riqueza das diferenças”, as instituições mostraram um pouco da história local e das características adquiridas na interação com novos grupos que têm chegado ao município a partir das obras de instalação do Comperj.

Carregado de emoção, o desfile de Venda das Pedras apresentou pela primeira vez a recém-criada Clínica-Escola do Autista, com a presença de funcionários da instituição e também da criadora do Movimento Família Azul, Berenice Piana di Piana, e seu filho, portador da síndrome, ambos moradores do município. Em vários momentos dos desfiles, o prefeito Helil Cardozo desceu do palanque para cumprimentar alunos e professores.

“É um evento tradicional que a cada ano fica mais emocionante. Fico muito feliz em ver os alunos prestigiando o aniversário de nossa cidade. Esse é apenas o início do mês, e ainda teremos muitos eventos comemorativos”, disse o prefeito.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, além de celebrar o aniversário da cidade (22 de maio), os desfiles cívicos escolares ajudam a divulgar os projetos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas.

“O objetivo é promover o conhecimento das identidades e culturas de nosso município, dando oportunidade a toda a comunidade escolar de repensar suas ações cotidianas e  promover uma prática educativa que valorize as especificidades de seus sujeitos”, disse Susilaine.

Mãe de um dos alunos, Creusimere Almeida assiste ao evento quase todos os anos para acompanhar o filho e a sobrinha, que sempre desfilam. “Todos as escolas apresentaram um trabalho muito bonito. Roupas, cartazes, faixas, tudo combinando. Gostei muito também do novo uniforme, as cores são mais discretas que as do antigo”, afirmou.

Até o fim do mês, 128 instituições de ensino – municipais, estaduais e particulares – vão desfilar em Itaboraí, sempre nos fins de semana e também no dia 22, aniversário da cidade. Integrantes de outros órgãos do município também vão desfilar, como os do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi), do projeto Vida em Movimento, do Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) Professora Eliane da Silva Barbosa, do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico das escolas municipais (NAPEM), do Fórum Permanente de Mulheres, do Espaço Universitário, e do Centro Terapêutico Elcio Boccaletti.

Também acompanham os desfiles as bandas da Guarda Municipal e da Guarda Mirim, e mais 14 grupos musicais das próprias escolas. Aproximadamente 300 profissionais estão envolvidos na realização dos desfiles cívicos, incluindo servidores da Educação e de secretarias municipais de Esporte e Lazer, Saúde, Obras, Segurança e Defesa Civil, Transportes e Serviços Públicos.

Compartilhe