Fazenda e Tecnologia

Publicado em 08/02/2013

web Secretario de Fazenda

José Mauro Soares quer evitar a inadimplência

Os moradores de Itaboraí ganharam uma boa oportunidade para quitar o IPTU neste início de ano. A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga o calendário para a quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2013. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até 31 de março terão uma redução de 40% no valor do IPTU. Já para quem quiser parcelar em até 10 vezes, iniciando a primeira parcela até o dia 10 de março, a redução será de 20%.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, José Mauro Soares, o intuito é diminuir a inadimplência no pagamento do IPTU deste ano. Após este processo do imposto de 2013, vamos iniciar a anistia aos moradores em débito em relação aos anos anteriores”, ressaltou Soares.
Mais de 100 mil carnês de pagamento estão sendo enviados às casas e empresas dos contribuintes até a primeira semana de março. A prefeitura de Itaboraí conta com três modalidades de envio: por correspondência, para pessoas que residem dentro ou fora da cidade; por entrega domiciliar, realizada por funcionários da instituição, e pela internet, por meio do site oficial da prefeitura (www.itaborai.rj.gov.br). O documento para pagamento também pode ser retirado no departamento de Arrecadação da Secretaria de Fazenda.
O pagamento poderá ser feito até a data do vencimento nas agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Bradesco, e em breve no banco Santander. Além de casas lotéricas e internet banking.  Mas os contribuintes devem ficar atentos: as parcelas não quitadas dentro dos vencimentos serão acrescidas de multas e juros previstos no Código Tributário Municipal.
Para esclarecer dúvidas sobre o IPTU, regularizar seus débitos municipais ou emitir a 2ª via do imposto, o contribuinte pode procurar o Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O setor fica na Rua Dr. Fidélis Alves, 101, Centro, Itaboraí.

Isenção

Os idosos podem requerer a isenção do IPTU. Para ter direito ao benefício é necessário ser maior de 65 anos, comprovar renda familiar de até dois salários mínimos e ser proprietário de apenas um imóvel e residir nele (se no terreno do idoso houver mais de uma residência, a isenção é para apenas uma casa). Isento do IPTU, o beneficiário deve pagar as demais taxas inerentes ao imóvel, se por ventura existirem.
Os portadores de deficiência física e mental e do vírus HIV também têm direito à isenção do imposto. Basta apresentar exame ou laudo que ateste a doença, o documento do imóvel, cópia da identidade, CPF, carnê do IPTU e contracheque ou extrato bancário atualizado que comprove a renda mensal.

Noticias em Destaque