Paz e alegria: 30 mil se divertem na primeira noite de carnaval

Publicado em 10/02/2013

Mumuzinho chama, e o Prefeito Helil Cardozo sobe ao palco

Mumuzinho chama Helil Cardozo ao palco

A previsão de público para o primeiro dia do Carnaval 2013 em Itaboraí se confirmou: cerca de 30 mil pessoas lotaram a Avenida 22 de Maio, no Centro, onde se apresentaram o cantor e ator Mumuzinho, a escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e o grupo Mistura Brasileira, que abriu a noite no palco principal após o desfile bloco evangélico Cara de Leão. O público compareceu, ainda, ao distritos de Apolo II, Cabuçu, Manilha, Pacheco, Visconde, Marambaia e Itambi, onde a Prefeitura também montou palcos onde diversos artistas animaram os foliões.

Atração principal da noite de sábado, Mumuzinho levantou a multidão na 22 de Maio. Até o prefeito Helil Cardozo subiu ao palco, a pedido do artista, para sambar e cantar um trecho de “Deixa a vida me levar”, de Zeca Pagodinho.

“Estou muito feliz por fazer parte  desse belíssimo evento”, disse Mumuzinho.  “Acho que o povo de Itaboraí merece uma festa como essa. O público me emocionou muito, me passou uma energia muito boa”.

Também emocionado, o prefeito Helil Cardozo juntou-se aos foliões e caminhou entre as milhares de pessoas na 22 de Maio, para observar de perto a movimentação.

“Estamos fazendo uma grande festa, organizada em tempo recorde. A população de Itaboraí e nossos visitantes estão de parabéns, pelo exemplo de bom comportamento e alegria. Espero que continue assim durante todo o carnaval”, disse Helil.

Helil Cardozo saúda a multidão na 22 de Maio

Prefeito saúda a multidão que lotou a Avenida 22 de Maio

Antes de Mumuzinho, a bateria da Acadêmicos do Grande Rio, liderada pelo mestre Marquinho, levantou a multidão com o samba-enredo “Sou do Rio, vou à luta, Ouro Negro se disputa”, na voz de Wagner do Cavaco, que interpretou o tema deste ano para o desfile da Marquês de Sapucaí. A agremiação também apresentou diversos sambas consagrados, inclusive de outras escolas, como Unidos do Viradouro, Portela e Mangueira.

Ao todo, 35 pessoas receberam atendimento médico oferecido por três equpies de plantão, divididas em duas tendas montadas na própria 22 de Maio. Não houve registro de qualquer caso grave, e as três ambulâncias que permaneceram na avenida à disposição do público não precisaram ser acionadas. Segundo a médica Ana Maria dos Anjos, que comanda uma das equipes, a desidratação foi a causa da maioria dos atendimentos. Houve ainda casos de hipertensão e intoxicação alimentar, todos sem gravidade.

“Tivemos uma noite tranquila, sem complicações. É muito importante que as pessoas se hidratem bem e tenham cuidado com a alimentação”, diz Ana Maria. “Também é fundamental haver moderação em relação ao álcool. Se beber, não dirija, em hipótese alguma”.

A Prefeitura de Itaboraí também distribuiu, no sábado, mais de 6 mil preservativos e folhetos informativos sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Além da 22 de Maio, a distribuição ocorreu, ainda, nos sete distritos onde houve shows.

A noite também foi tranquila em relação à segurança. Apenas um início de tumuto foi registrado, e controlado rapidamente pela Polícia Militar.

Rei Momo empresta coroa e cetro à pequena foliã

O Carnaval 2013 em Itaboraí prossegue neste domingo, com shows do tradicional bloco Cordão da Bola Preta e da bateria da escola de samba Unidos do Porto da Pedra, ambos na Avenida 22 de Maio, onde também se apresentam, a partir das 17 horas, o cantor Fabiano Araújo e a banda Status. Nos distritos, a folia também continua, com trios elétricos, blocos, bandas, MCs e DJs animando os foliões.

Realeza

O Rei Momo e a Rainha do Carnaval têm sido um espetáculo à parte durante a folia em Itaboraí. Com muito samba no pé, a Raleza têm dividido o palco principal da 22 de Maio com as atrações da noite, e também visita os distritos, onde a festa tem sido animada.

No sábado, eles percoreram as localidades de Apolo, Marambaia e Manilha, sendo recebidos sempre com muita simpatia, inclusive pelas crianças, que não hesitam em pedir para tirar fotos junto à dupla.

Além de sambar com os artistas e o público, o Rei e a Rainha do carnaval de Itaboraí também levam mensagens de alegria e recomendações para que todos possam brincar em paz e com saúde.

“Quero dizer a vocês da alegria de estar aqui, e de ver tanta gente feliz e divertida”, disse o Rei, Valmir Vieira Filho, ao se apresentar em Apolo. “Que continue assim. E lembrem-se: se beber, não dirija. E naquela hora especial, é preciso usar sempre camisinha!”, decretou.