Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Itaboraí: 1ª Maratona Multicultural agita a cidade

Por Educação

Publicado em 26/09/2013

DSC_0042Um festival de bandas marciais abre, nesta sexta-feira (26/09), o segundo dia da 1ª Maratona Multicultural – A vez da escola, que ocorre na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí, até as 17h. Ao todo, 11 bandas de escolas do município vão se apresentar, a partir das 8h. Com o tema “Culturas Globais e Locais: Um lugar onde todas as culturas se encontram”, a Maratona é um movimento cultural das escolas municipais, que apresenta uma mostra do trabalho pedagógico desenvolvido pelas 86 unidades escolares do município, além de atividades diversas envolvendo grupos e movimentos socioculturais locais.

 

No primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (26/09), um dos primeiros a chegar foi o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, que vestiu literalmente a camisa da Maratona e participou da abertura oficial. Ele cumprimento os participantes e apreciou os trabalhos desenvolvidos pelas 86 escolas municipais e grupos culturais.

 

“Esta é uma oportunidade de aprender um pouco da nossa cultura e de conversar com essas pessoas, transportando algum conhecimento, que é algo que ninguém nos tira. Que vocês, juntamente com os professores e responsáveis que os acompanham possam usufruir deste grandioso evento”, enfatizou Helil Cardozo, ao lado da pequena Luiza Vitória de Araújo, 11 anos.
“Fiquei muito feliz, porque dentre tantas crianças, o prefeito me escolheu para estar ao seu lado na hora do discurso. Ele se lembrou de mim, pois eu fui uma das vencedoras da redação, na formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistências as Drogas e a Violência), onde ganhei uma bicicleta, medalha e troféu”, disse Luiza Vitória elogiando a memória do prefeito.

 

No palco principal, o Espaço Cante e Balance, a primeira apresentação foi do coral do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maria José Pugian, em Itambi. Os pequeninos cantaram as músicas “Você”, de Tim Maia e a música infantil “Que bom que você veio”.

 

A secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, se mostrou satisfeita com a concretização do projeto, planejado pela equipe da Educação desde o começo deste ano.

 

“Esta Maratona Multicultural é uma inovação da gestão Helil Cardozo, onde os alunos são as estrelas da festa, os artistas. Aqui será um aprendizado, uma troca de experiência, culturas e saberes. E vamos inserí-la no calendário oficial da Educação”, destacou Susilaine.

 

Programação variada

 

A programação acontece, simultaneamente, em 12 pontos da Praça, em tendas montadas e locais fixos, como a Contação de Histórias, na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo; o Espaço Mundo Digital e Planetário Inflável, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista; o Espaço Artemanhas, com oficinas  de desenho, pintura em tecido e tatuagem, na Escola de Artes e Ofícios, Espaço Esporte e Ação; na quadra poliesportiva, com aulão de basquete, com o professor Robson Costa, do programa Mais Educação e aulão de Taekwondo, com a atleta Íris Tang Sing, campeã brasileira e 15ª do ranking mundial na categoria Fin (até 46kg).

 

Há, ainda, os estandes de jogos pedagógicos (Xeque Mate), ciências (Eureka),  teatro (Aplausos), música e dança (Cante e Balance), culturas negras e indígenas, artes circenses (Respeitável Público), recreação e leitura.  E ainda, uma tenda de venda de livros didáticos e infantis.

 

Membro do grupo Muka Mukau Tamoio, do Museu do Índio no Rio de Janeiro, o índio Pacari Patoxó, 30 anos, viveu até os 24 anos na tribo indígena pataxó, no Sul da Bahia, e desde 2008 vem trabalhando sua cultura nas escolas.

 

“Um evento como este é uma forma de quebrar o preconceito em relação aos índios. Nós podemos ter e usar tudo que vocês usam, como telefone celular, computador, e outros, mas nunca vamos deixar de ser quem somos: indígenas. Além de divulgarmos nossa cultura, através da nossa dança, artesanato, roupas, pinturas, “biojoias”, feitas com sementes de várias especiarias”.

 

Deslumbrado com o Espaço das Culturas Negras e Indígenas, o estudante Igor Paschoal, 9 anos, demonstrava interesse.

 

“Eu nunca vi um índio de verdade, pessoalmente, apenas em livros, filmes. É tudo muito lindo e cheio de cores”, afirmou o menino.

 

O Quilombo de Bongaba, de Piabetá, trouxe para a maratona, comidas típicas, como o tradicional Acarajé, desfile de moda Afro e exposição de bijuterias e adereços.

 

Reciclagem

 

No Espaço das Ciências (Eureka), a Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras, apresentou o projeto “Reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal”, e o de “Produção de iogurte e queijo branco”, ambos produzidos no laboratório de Ciências da unidade escolar.

 

Para a aluna do 5° ano Samanta Medeiros, 10 anos, estes projetos é uma maneira de estimular o aprendizado.

 

“Nós aprendemos e conseguimos obter resultados, além de mostrarmos para outras pessoas o que produzimos em nossa escola. Comemos o que fazemos, essa é a melhor parte”, disse aos risos.

 

Na parte da tarde, o prefeito Helil Cardozo anunciou a festa do Dia das Crianças, que acontecerá no próximo dia 12 de outubro (sábado), das 9h às 13h, na Praça Marechal Floriano Peixoto. A programação ainda está sendo definida.

 

Quem também prestigiou o evento foi Luciana Farias, 33 anos, mãe da estudante Ingrid Farias.

 

“Estou impressionada com tantas coisas bonitas e interessantes que vi aqui hoje. Vim acompanhar minha filha, e acabei conhecendo culturas que nunca tinha visto, como por exemplo, o teatro de fantoches e as baianas”, afirmou a moradora de Três Pontes.

 

Consciência Ampla

 

Também está previsto para esta sexta-feira  o projeto Consciência Ampla Sobre Rodas, com a realização de palestras de conscientização do uso de energia e conservação do meio ambiente aos alunos. As atividades acontecem dentro de uma carreta (unidade móvel), equipada com maquetes, recursos audiovisuais e jogos interativos. Os adultos que apresentarem a conta de luz e uma lâmpada usada ganham duas lâmpadas incandescentes (econômica), além de participarem do concurso cultural para clientes de baixa renda, por meio do qual serão entregues, posteriormente, 20 geladeiras aos vencedores.

Teatro-de-marionetes---Foto-Edmilson-de-Souza

 

Helil-assiste-ao-coral-infantil---Foto-Edmilson-de-Souza

 

Criancas-assistem-a-espetaculo-teatral---Foto-Edmilson-de-Souza

Compartilhe