Saúde

Itaboraí atualiza esquema vacinal infantil seguindo orientação do Ministério da Saúde

Por Saúde

Publicado em 26/09/2024

A Prefeitura de Itaboraí informa que a Vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada – VOPb), será retirada a partir do dia 28 de setembro, para adoção do esquema exclusivo com a Vacina Poliomielite 1, 2 e 3 (inativada – VIP), destinada à crianças menores de 5 anos a partir de 04 de novembro de 2024.

Vale destacar que seguindo as orientações do Ministério da Saúde, um novo esquema vacinal para a prevenção da poliomielite terá início em novembro.

Também é importante informar que a tradicional vacina oral (VOP), popularmente conhecida como “gotinha”, será substituída pela versão inativada (VIP), que é aplicada de forma injetável e considerada mais segura e eficaz.

Como será o novo esquema vacinal?

A VIP já faz parte do calendário de vacinação das crianças aos dois, quatro e seis meses de vida. Agora, com o novo esquema, o reforço que antes era feito com a VOP (gotinha) aos 15 meses e aos 4 anos será substituído por apenas um reforço da vacina injetável VIP aos 15 meses.

Calendário de Vacinação Atualizado:

2 meses – 1ª dose (VIP injetável)

4 meses – 2ª dose (VIP injetável)

6 meses – 3ª dose (VIP injetável)

15 meses – dose de reforço (VIP injetável)

E quem já tomou a gotinha?

Crianças que já iniciaram o esquema vacinal com a vacina oral (VOP) e tomaram o primeiro reforço com a gotinha, deverão tomar uma dose da VIP, respeitando o intervalo de 30 dias após a última dose da VOP (excepcionalmente nesta situação).

Se a criança já recebeu as três doses da vacina VIP e dois reforços com a vacina VOP, não será necessário administrar nenhuma dose e o esquema é considerado completo.