VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Agricultura
Em Itaboraí, 10º Itaflores deve receber 20 mil pessoas
Por Agricultura
Publicado em 08/11/2013
Segundo maior produtor de flores do Estado realiza exposição
A cidade de Itaboraí, 2ª maior produtora de flores ornamentais do Estado do Rio, promove, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a 10ª edição da Itaflores, tradicional exposição do setor realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. A expectativa é a de que cerca de 20 mil pessoas, de diversas partes do país, compareçam ao evento, que ocorre das 14h às 22h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, com a participação de todos os produtores da cidade e apoio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária.
Especialistas de renome do paisagismo já confirmaram presença, como o holandês Gusataaf Winters e os produtores da TV Globo Tânia Santos e Léo Mendes, especialistas em artes florais que trabalham atualmente para a novela Sangue Bom. O secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, também estará presente.
Workshops e oficinas fazem parte da programação. Haverá, ainda, a apresentação de novas tecnologias e palestras com temas diversos, além de atrações musicais e atividades voltadas a agricultores, produtores e a população em geral. Durante a exposição, profissionais de paisagismo e jardinagem se juntarão a artesãos, floricultores e oleiros para proporcionar a revitalização e o novo paisagismo da Praça.
“Nosso objetivo é remodelar a exposição, com as mais novas e modernas tendências do mercado, gerando oportunidades de negócios e novas parcerias. Vamos incrementar a integração entre produtores e consumidores de plantas ornamentais por meio de mostras, cursos de formação e promoção de encontros, além de rodadas de negócios, levando em conta os novos empreendimentos, a partir da chegada de grandes empresas e o do próprio Comperj a Itaboraí”, disse o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, José Carlos Rodrigues, o Zeca de Pacheco.
Itaboraí tem hoje cerca de 40 famílias que vivem do cultivo de plantas ornamentais. Uma elas, a família Bastos, já está na terceira geração. Tudo começou há 50 anos, com a produção de mudas de citrus e plantas ornamentais.
“A comercialização de plantas ornamentais é viável. Hoje, produzimos cerca de 250 mil mudas/ano, estamos gerando seis empregos diretos e 10 indiretos, e nossos produtos são comercializados nas Regiões Serrana e dos Lagos, além do Rio de Janeiro, principalmente na Zona Sul e Barra da Tijuca”, disse Nilson Souza Bastos, que a partir de 2014 vai cultivar também mudas de árvores nativas.
Nilson tem como principais colaboradores na empresa Três Irmãos, que funciona no distrito de Pacheco, seus filhos Thais e Priscila, que cuidam do escritório, e Erik que, ao lado do pai, trata das mudas, estufas e atendimento aos clientes.
O Estado do Rio de Janeiro já desponta como segundo maior polo de produção e consumo de flores no país, atrás apenas de São Paulo. De acordo com o último levantamento do Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura) com o perfil do segmento em todos os estados do Brasil, os números do Rio de Janeiro demonstram o incremento e a profissionalização da floricultura no estado. Ainda segundo o documento, 683 profissionais produzem flores e plantas ornamentais em 950 hectares, com a geração de 17,6 mil empregos na cadeia produtiva. O setor foi responsável pela movimentação de R$ 470 milhões em 2012, valor 63% superior ao dado do ano anterior.