Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Educação de Itaboraí alinha diretrizes para 2026 com foco na Educação digital e Educação antirracista

Por Educação

Publicado em 29/01/2026

Reunião com diretores das unidades escolares no auditório da E.M. Guilherme de Miranda Saraiva marcou o planejamento estratégico para o novo ano letivo.

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta quinta-feira (29/01) uma reunião de alinhamento com os diretores da rede municipal de ensino. O encontro, sediado no auditório da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, serviu para apresentar as metas pedagógicas, administrativas e o eixo temático que nortearão o trabalho nas escolas ao longo de 2026.

A subsecretária de Gestão e Ensino, Glaucia Vieira, abriu o evento destacando a importância do tratamento humanizado. Durante a reunião, foram apresentados os novos diretores que passam a integrar a rede e reforçada a continuidade das convocações do concurso público de 2024, garantindo o fortalecimento do quadro de profissionais nas escolas.

Para este ano, a SEMED definiu como eixo temático do ano de 2026 o seguinte tema: “Itaboraí com foco na educação digital e educação antirracista”, considerando dois pilares fundamentais: a Educação Digital e a Educação Antirracista. O objetivo é preparar os alunos para os desafios tecnológicos contemporâneos, ao mesmo tempo em que se consolida uma cultura de respeito, equidade e valorização da história afro-brasileira no cotidiano escolar. O encontro também revelou os autores que serão homenageados na edição deste ano da Feira do Livro de Itaboraí.

“Iniciamos 2026 com o compromisso renovado de oferecer uma educação que transforma. Unir o acolhimento das nossas subsecretarias com o rigor administrativo é o que garante o sucesso da nossa rede. Itaboraí agora olha para o futuro com a educação digital e para as nossas raízes com a educação antirracista”, destacou o secretário de Educação, Mauricilio Rodrigues.

A inclusão e o suporte técnico também foram pautas centrais. A subsecretária de Cuidados Especiais, Berenice Piana, detalhou o fluxo de atendimento aos alunos e a importância da aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI), ferramenta essencial para o desenvolvimento de estudantes com necessidades específicas. No pilar administrativo e financeiro, as orientações ficaram por conta das subsecretárias de Planejamento e Finanças, Ana Munk, e Administrativa, Paola Calazans.

A reunião de alinhamento consolida o compromisso da gestão municipal em profissionalizar cada vez mais a educação em Itaboraí. Entre o reforço no quadro de funcionários via concurso e a modernização pedagógica, o município inicia 2026 com a meta clara de elevar os índices educacionais e fortalecer a rede de cuidados especiais.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe