VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Itaboraí vai vacinar 46 mil pessoas contra gripe a partir de quinta-feira (24)
Por Saúde
Publicado em 19/04/2014
A campanha de vacinação contra a gripe em Itaboraí começa nesta quinta-feira (24), devido ao ponto facultativo decretado pela Prefeitura Municipal. Todos os 39 Postos de Saúde da Família (PSFs), as cinco unidades básicas, Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José Oliveira (Filoco), em Manilha, e o Hospital Estadual Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, estarão mobilizados para imunizar pessoas maiores de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, profissionais de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias depois do parto. Pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
A mobilização deste ano, que tem como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, prevê também o Dia D, marcado para o dia 26 de abril. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir 46 mil pessoas até o dia 09 de maio, quando termina a campanha.
A dose previne contra três tipos de vírus influenza: o B, o H1N1 e o H3N2. O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pela gripe.
“É importante que estes grupos procurem as unidades de saúde do município durante a campanha e tomem a vacina. Pedimos aos responsáveis que não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação da criança para que seja verificado se o esquema de imunização está em dia. Caso não possua, será feita na hora. Mas é importante que as pessoas não deixem de tomar a vacina. É a melhor forma de se proteger contra essa doença que pode levar à morte”, disse o enfermeiro Valter Montes, coordenador técnico da Divisão de Imunobiológicos do município.
Os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e não oferece risco algum. A maioria das reações é leve, como dor e sensibilidade no local da aplicação. A Influenza Sazonal é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia.
Texto: Renata Nery
Fotos: Sandro Giron