Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Prédios públicos de Itaboraí e SG podem cair – A Tribuna

Por

Publicado em 05/02/2013

Publicado em: 05/02/2013

Foto: Divulgação

b79721ef4cA pedido do prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, os secretários municipais estão elaborando um detalhado diagnóstico sobre as condições nas quais encontraram suas respectivas secretarias. A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo foi uma das que já apresentaram o relatório, tendo encontrado, entre os problemas herdados da gestão anterior, condições precárias de manutenção na sede da pasta, que funciona em prédio próprio, onde foram constatadas infiltrações em quase todo o imóvel e também danos nas instalações. Também há problemas nas quadras esportivas espalhadas por diversos pontos da cidade.
As condições encontradas na sede da Secretaria tornaram-se ainda mais graves com as chuvas de verão que têm atingido a cidade. Preocupado com a estrutura do imóvel, o secretário Sérgio Gil pediu o auxílio da Defesa Civil e também da Secretaria Municipal de Obras. Segundo o relatório, as infiltrações no imóvel, situado na Rua Dr. Mesquita, 340, no centro, comprometem parte da rede elétrica e colocam em risco documentos, mobiliário e outros materiais.
“As infiltrações estão causando transtornos também à rotina dos funcionários. Já cobrimos os documentos e mobiliário com sacos de lixo e plástico, para minimizar os danos causados. Uma grande lona também foi colocada para cobrir todo o telhado da secretaria”, atesta Sérgio Gil.
Já nas quadras de esporte, os problemas vão da falta de capina a rachaduras na pavimentação, passando por deficiências nos sistemas de iluminação e danos em equipamentos. Em nove quadras vistoriadas pela Secretaria, funcionários encontraram pisos deteriorados, balizas de futebol e cestas de basquete quebradas ou enferrujadas, iluminação precária e grades de proteção com problemas.
No Apollo, por exemplo, a quadra da Rua Afonso Salles tem as balizas quebradas e as tabelas e aros de basquete foram arrancados. A grade de proteção inexiste em alguns pontos e está danificada em outros, e o sistema de iluminação funciona precariamente. Apenas os vestiários, reformados pela própria comunidade, apresentam condições consideradas aceitáveis.
Já na Avenida Papa João XXIII, a quadra local tem rachaduras e problemas na marcação do piso, além de danos nas balizas, na tela de proteção e na iluminação. Problemas semelhantes se repetem em outras quadras da cidade.
Os técnicos da secretaria de Obras vistoriam, juntamente com o secretário, Rafael Cohen, todas as instalações da Prefeitura. Eles já estiveram nas nove quadras esportivas apontadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, e também na sede do órgão.
“Estamos vistoriando toda a cidade, já que vários imóveis da Prefeitura sofrem as consequências da falta de manutenção e conservação, herança da administração anterior”, diz o secretário de Obras, Rafael Cohen. “Vamos fazer um planejamento para que a manutenção seja permanente. No momento, priorizamos os serviços considerados emergenciais”, acrescentou.

Compartilhe