Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Meio Ambiente e Urbanismo

Aluno de Itaboraí conquista 3º lugar no Prêmio FAPERJ Jovens Talentos com pesquisa sobre o Parque Paleontológico

Por Meio Ambiente e Urbanismo

Publicado em 15/12/2025

Daniel Assis, foi reconhecido por projeto de resgate histórico e pesquisa geopaleontológica

O município de Itaboraí tem mais um motivo para se orgulhar. O aluno Daniel Assis, de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, conquistou o 3º lugar na categoria Jovens Talentos do Prêmio FAPERJ de Ciência, Inovação e Reconhecimento – Destaques do Rio de Janeiro (1ª Edição – 2025). A cerimônia foi realizada na última quinta-feira (11/12), na Sala Cecília Meireles, na Lapa, Rio de Janeiro.

Morador de Itaboraí, Daniel foi premiado pelo seu trabalho voltado ao resgate histórico e à pesquisa geopaleontológica do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, um dos sítios paleontológicos mais importantes do país. O estudante é bolsista do programa Jovens Talentos, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Acompanhando Daniel na premiação estiveram seus orientadores Gilciano Costa, Luís Otavio e Fernandes, representantes do Parque Paleontológico e responsáveis pelo apoio técnico e formativo ao jovem pesquisador. O aluno também recebeu R$ 1.500 como parte da premiação.

O prêmio da FAPERJ, lançado este ano, busca reconhecer iniciativas científicas e inovadoras de impacto social, econômico e ambiental, incentivando a participação de estudantes e aproximando a ciência das necessidades do Estado do Rio.

O gestor do Parque Natural Municipal Paleontológico São José de Itaboraí, Luís Otávio Castro, comemorou a conquista.

“Todos nós do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí estamos muito felizes, por podermos prestigiar a premiação de nosso bolsista Daniel Assis pelo 3º lugar da FAPERJ. Parabéns, Daniel. Esse reconhecimento mostra a importância do trabalho que estamos desenvolvendo e inspira outros jovens pesquisadores do nosso município”, expressou o gestor.

A conquista reforça a relevância do Parque Paleontológico como espaço de formação científica e de incentivo à pesquisa para estudantes da rede pública. A Prefeitura de Itaboraí parabeniza o aluno Daniel Assis pelo destaque e reafirma seu compromisso com iniciativas que valorizam o conhecimento e ampliam as oportunidades para a juventude itaboraiense.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe