Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Meio Ambiente e Urbanismo

Bolsistas do Parque Paleontológico de Itaboraí apresentam seis trabalhos na Jornada Científica Jovens Talentos em Cabo Frio

Por Meio Ambiente e Urbanismo

Publicado em 07/11/2025

Neste ano, o evento foi realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Cabo Frio, reunindo estudantes e pesquisadores de diversas regiões do estado

Seis pesquisas desenvolvidas no Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI) ganharam destaque na XXIII Jornada Científica Jovens Talentos, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O evento deste ano foi realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Cabo Frio, reunindo estudantes e pesquisadores de diversas regiões do estado.

Acompanhados pelo gestor do parque, Luís Otávio Castro, e pelos professores, Elisyane Marinho (UFF) e Sheller de Souza (IFF campus Itaboraí ), os bolsistas apresentaram os resultados de seus trabalhos científicos desenvolvidos por meio do Programa Jovens Talentos, da FAPERJ. As pesquisas abordam diferentes aspectos do patrimônio geológico, paleontológico, histórico e ambiental do Parque, despertando o interesse do público e dos avaliadores pela relevância dos temas apresentados.

Segundo o gestor, Luís Otávio Castro, participar da Jornada é uma oportunidade única de troca de experiências entre os bolsistas e de reconhecimento do trabalho realizado em Itaboraí.

“É sempre um momento muito especial, em que os nossos bolsistas, moradores do município, têm a chance de mostrar o resultado das pesquisas que desenvolvem no Parque, interagir com alunos e pesquisadores de outras instituições e ampliar seus horizontes acadêmicos. Além disso, o evento ajuda a divulgar o nosso Parque e atrair olhares de outros municípios e universidades interessados em conhecer e colaborar com as pesquisas”, destacou Luís Otávio.

Durante a Jornada, os estudantes tiveram seus trabalhos avaliados por professores e pesquisadores, vivenciando um ambiente acadêmico que estimula a formação científica e o interesse pela pesquisa. Como em anos anteriores, os projetos apresentados pelo Parque Paleontológico chamaram a atenção do público e receberam elogios pela qualidade e originalidade das abordagens.

O Programa Jovens Talentos, criado em 1999 e coordenado pelas Fundações Cecierj e FAPERJ, tem como objetivo despertar o interesse pela ciência entre estudantes do ensino médio e técnico, fomentando a iniciação científica e a formação de futuros pesquisadores no estado do Rio de Janeiro.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe