Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Escola Municipal representa Itaboraí em Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Educação

Publicado em 17/12/2019

WhatsApp Image 2019-12-12 at 08.01.55  Nos últimos dias 6 e 7 de dezembro, o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), do Maracanã recebeu a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI). A Feira é voltada para a produção científica das escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com dezenas de professores e estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, motivados pelo prazer de produzir ciência.  

  O município de Itaboraí foi representado pelo trabalho: “Famílias Botânicas da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva”. O trabalho foi realizado pelos alunos Eduardo Irardi, Matheus Diniz e Thales Flor, todos do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação, sob a orientação do professor Carlos Alexandre e co-orientação do professor Iury Coelho.  

  O professor Carlos Alexandre, que também é coordenador de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Itaboraí (Sectur) falou sobre o desenvolvimento do trabalho. “O projeto foi desenvolvido ao longo de todo o ano e tinha por objetivo identificar as famílias botânicas presentes na escola, trazendo para a prática o conteúdo de taxonomia, que é a ciência da classificação dos seres vivos”, explicou o professor.  

WhatsApp Image 2019-12-12 at 08.01.55 (1)  Ainda segundo Carlos Alexandre, com o auxílio de dois aplicativos de celular, os alunos realizaram a identificação de seis famílias botânicas na escola. O projeto pôde contar, também, com a co-orientação do professor Iury Coelho, que fez as fotografias das espécies de plantas identificadas no projeto.  

  A subsecretária de Gestão e Ensino da Sectur, Lúcia Helena Duarte falou sobre a importância de iniciativas como esta para a educação no município. “Dada a importância e representatividade da FECTI para o desenvolvimento de Ciência em nosso Estado, ficamos muito orgulhosos de ter uma de nossas escolas participando. É para ver surgir iniciativas como esta que trabalhamos aqui na Sectur”, concluiu Lúcia Helena.

  O professor Carlos Alexandre ainda faz questão de agradecer o apoio do secretário de Educação, Osório de Souza, que viabilizou toda infraestrutura necessária para a participação dos alunos ao evento. 

Por Jéssica Cruz

Compartilhe