VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Educação
História em quadrinhos sobre Machado de Assis é apresentado a estudantes na Biblioteca Municipal
Por Educação
Publicado em 26/06/2018
Para comemorar os 198 anos do escritor itaboraiense Joaquim Manuel de Macedo, a Biblioteca Municipal de Itaboraí vem realizando uma série de programações especiais abertas à população gratuitamente. O espaço recebeu na manhã desta terça-feira, 26 de junho, o escritor Marcelo Alves da Silva, autor do livro “Machado de Assis – Caçador de Monstros”. A narrativa, constituída por traços que lembram os mangás japoneses, mistura personagens históricos com fictícios das obras de Machado. Nela, Machado de Assis seria um caçador de monstros.
“Em geral, as pessoas conhecem Machado de Assis mais velho, já idoso e próximo de sua morte, em 1908, com isso sabemos pouco de sua juventude. E o Rio Antigo, a segunda metade do século XIX, período em que se passa a história, tem um charme. Fui mais longe e acho o seu universo literário tão rico que misturei e o coloquei lado a lado com seus personagens em uma aventura que mistura suspense, ação e fantasia”, comentou Marcelo.
O encontro, que foi bem descontraído, reuniu cerca de 30 alunos do Centro de Ensino Cristo Rei, com idades entre 12 e 13 anos. Eles assistiram atentamente à palestra do autor, que mostrou todo passo a passo de como é feito um livro em quadrinhos, da ideia até as mãos do leitor. No final, foi aberto um espaço para perguntas e ainda foi realizado um sorteio de exemplares do livro entre os estudantes.
“Gostei muito de participar da atividade, poder conhecer de perto um autor, entender a forma que ele pensa, é muito produtiva esta aula fora da escola”, disse a estudante Ana Luíza da Silva Vasconcelos, ganhadora de um dos exemplares do livro.
Segundo o gestor da Biblioteca, Wanderson Silvas, o objetivo desta atividade foi de contemplar a história de Macedo, resgatando a do autor Machado de Assis, também nascido neste mês, ilustre literato brasileiro.
“Assim como Macedo, Assis foi romancista, dramaturgo e considerado um dos maiores escritores do Brasil. Por isso, durante a programação não poderíamos deixar de ressaltar a literatura brasileira de modo geral. Trazendo ao público um autor atual que representa bem a sua história”, completou Wanderson.
Na última segunda-feira (25), uma roda de conversa sobre historia dos oleiros de
Itaboraí seguindo de uma oficina com alunos da rede municipal de ensino, também fez parte das comemorações de aniversário. Estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil do Lar da Sagrada Família, de Porto das Caixas, puderam aprender sobre historia dos oleiros de Itaboraí, que representam uma tradição milenar. A arte faz parte da identidade de Itaboraí, e vem sendo passando de pai para filho há muito anos. Ao final do encontro houve uma oficina onde os alunos puderam interagir na prática com a arte juntamente com o oleiro José Luis que faz parte Associação Oleiros de Itaboraí. Concluindo o dia de comemorações, a orientadora Alexandra Barbosa do Centro de Memória de Itaboraí, realizou uma visita pedagógica orientada pelo Centro Histórico da Cidade.
E finalizando a programação de aniversário, no dia 28, quinta-feira, às 9h, será realizada uma visita orientada pelo Centro Histórico de Itaboraí. Logo após o professor Carlos Alexandre Chavão e o escritor Nini Alcântara, um dos homenageados na Feira do Livro de Itaboraí deste ano participarão de uma roda de conversa sobre a vida e obra de Macedo, seguida de poesias, músicas e contos. Na parte da tarde, às 13h, será realizada uma segunda visita ao Centro Histórico e a roda de conversa será realizada pela professora Regina Ferreira.
Por Marcely Figueiredo e Sabrina Peres
Noticias em Destaque