Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Controladoria

Itaboraí conquista reconhecimento nacional por ações de fortalecimento da Auditoria Interna

Por Controladoria

Publicado em 25/06/2026

Município é premiado pelo IIA Brasil 2026 e passa a integrar grupo de instituições que se destacam na promoção da governança, integridade e gestão de riscos

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM) e da Superintendência Interna de Auditoria (SIA), conquistou reconhecimento nacional ao integrar as organizações vencedoras do IIA May Brasil 2026, iniciativa promovida pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil). A premiação destaca instituições que desenvolvem ações voltadas à valorização da Auditoria Interna e ao fortalecimento da governança, da gestão de riscos e da integridade organizacional.

Esta foi a primeira participação da CGM de Itaboraí no programa, que reúne organizações dos setores público e privado de todo o país. Como resultado das ações desenvolvidas ao longo do mês de maio, dedicado à conscientização sobre a profissão de Auditor Interno, o município passou a integrar o seleto grupo de instituições reconhecidas nacionalmente por suas iniciativas de fortalecimento da atividade.

Entre as ações que contribuíram para a conquista estão a implementação do Mapa de Riscos Institucional, elaborado com base na metodologia COSO, e a adoção da metodologia de Auditoria Baseada em Riscos (ABR). As ferramentas permitem direcionar os trabalhos de auditoria a partir da identificação, análise e priorização dos riscos institucionais e operacionais, promovendo maior eficiência na gestão pública.

Mais do que identificar falhas ou irregularidades, a Auditoria Interna atua como instrumento estratégico de apoio à administração, contribuindo para a prevenção de riscos, o aprimoramento dos controles internos, a melhoria dos processos administrativos e a qualificação dos serviços prestados à população.

Para a controladora geral do município, Angélica Wermelinger , o reconhecimento representa a consolidação de um trabalho voltado à modernização da gestão pública.

“Receber esse reconhecimento nacional do IIA Brasil é motivo de grande orgulho para toda a equipe da Controladoria. Essa conquista demonstra que Itaboraí está alinhada às melhores práticas de governança e gestão de riscos, fortalecendo uma atuação cada vez mais preventiva, estratégica e orientada à geração de resultados para a população. A Auditoria Interna é uma importante parceira da gestão pública na construção de uma administração mais eficiente, transparente e íntegra”, expressou a controladora.

A premiação reforça o compromisso da Controladoria Geral do Município com a adoção de práticas modernas de controle interno e auditoria governamental, contribuindo para uma administração pública cada vez mais eficiente, transparente e focada na entrega de valor à sociedade.

A cerimônia oficial de premiação será realizada no dia 23 de julho de 2026, em São Paulo, reunindo organizações de destaque nacional que se sobressaíram na promoção da conscientização sobre a importância da Auditoria Interna.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe