VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Transporte
Itaboraí defende Linha 3 do metrô Rio como solução para mobilidade e desenvolvimento do município
Por Transporte
Publicado em 04/12/2025
Durante participação no 22º Rio de Transportes, Prefeitura utilizou dados da gratuidade no transporte público para reforçar a demanda reprimida e a importância do metrô para a inclusão social

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SEMTRANS), participou, nesta quinta-feira (04/12), do 22º Rio de Transportes, no Centro do Rio de Janeiro, para debater o futuro da Linha 3 do metrô. Representando o secretário municipal de Transportes, Marcelo Figueiredo, o coordenador de Mobilidade Urbana, Clayton Santos, integrou a Mesa Redonda sobre o projeto, reforçando a urgência da obra como eixo de desenvolvimento e inclusão social para a Região Leste Fluminense.
O representante de Itaboraí enfatizou que a Linha 3 é uma prioridade da gestão atual, e utilizou dados da gratuidade do transporte municipal para comprovar a alta demanda reprimida por mobilidade na cidade. Durante sua explanação, Clayton Santos apresentou um dado de prestação de contas do município que impactou o debate.

“Para o prefeito de Itaboraí a Linha 3 do Metrô é uma prioridade para o município. Nós vivemos a realidade da ponta da linha. Com a implantação do ‘Laranjinha’ (transporte público gratuito), pulamos de 400 mil passageiros por mês em um transporte tarifado para 1 milhão e meio de passageiros transportados ao mês. Isso revela uma demanda reprimida por parte da população. Nós defendemos usar o metrô como eixo para organizar o crescimento urbano”, explicou o representante do município.
O representante do município argumentou que as estações do Metrô devem estruturar novas centralidades, aproximando moradia e emprego, especialmente com relação ao Complexo de Energias Boaventura e ao polo logístico de cargas, que são características de Itaboraí. Além disso, o projeto deve prever a estruturação de serviços públicos e bancários ao longo dessas estações, estimulando sua efetiva utilização.

Os painéis do congresso reforçaram que os impactos da Linha 3 são cruciais para a região, pois o projeto visa:
A participação de Itaboraí neste debate técnico reafirma o compromisso da gestão atual com a busca por soluções de infraestrutura que garantam dignidade e desenvolvimento para toda a população do município.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque