VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Defesa Civil
Itaboraí mantém assistência a comunidade atingida por chuvas em janeiro
Por Defesa Civil
Publicado em 24/02/2016
A Secretaria de Desenvolvimento Social deu continuidade, nesta terça-feira (22), ao atendimento às cerca de 40 famílias atingidas pelo temporal que afetou a comunidade do Rato Molhado, em Itaboraí, na noite de 28 de janeiro. Pela manhã, agentes do município e voluntários da Cruz Vermelha voltaram ao local e distribuíram kits de higiene pessoal contendo sabonetes, fraldas, absorvente, escova de dente, leite, água e roupas. As doações foram enviadas pela Cruz Vermelha.
Desde o dia 28, a Prefeitura vem prestando assistência às famílias. Na noite do temporal, a comunidade recebeu 120 kits com travesseiros, colchões, lençóis e cerca de 100 quentinhas. Posteriormente, foram entregues cerca de 200 cestas básicas aos moradores mais necessitados.
“Superado esse período de turbulência, continuamos acompanhando as famílias no sentido de ajudar naquilo que é possível, pois entendemos que muitos moradores ainda estão reorganizando suas vidas”, destacou o subsecretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Lemer.
A pedido do prefeito Helil Cardozo, no início de fevereiro, a Prefeitura realizou parcerias com o Ministério Público, Detran e Ampla, e levou serviços de saúde, reparos na rede elétrica, assistência social e emissão da carteiras de identidade com direito a gratuidade, entre outras ações.
“Toda ajuda é válida para nós, que passamos por dias difíceis”, lembrou a dona de casa Élida Silva, de 25 anos.
A chuva
Cerca de 100 famílias foram afetadas na comunidade do Rato Molhado após as fortes chuvas que atingiram a região na noite do dia 28 de janeiro. Segundo a Defesa Civil, não houve deslizamentos ou desmoronamentos, apenas alagamentos.
Todas as famílias desalojadas foram cadastradas em programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida.