VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Saúde encerra debates para implantação do HumanizaSUS
Por Saúde
Publicado em 21/07/2014
Cerca de 400 pessoas participaram do último dia do I Seminário Humaniza SUS em Itaboraí, que aconteceu durante quinta e sexta-feira (17 e 18/07), no Clube Vera Gol. Realizado pela secretaria municipal de Saúde, o encontro ouviu as propostas dos trabalhadores e gestores com o objetivo de construir, de forma coletiva, uma Política Municipal de Humanização (HumanizaSUS Itaboraí).
O seminário contou com a participação de gestores municipais e dos coordenadores da secretaria Estadual de Saúde e da Política Nacional de Humanização. Cinco eixos norteadores foram debatidos durante o evento? Cogestão e gestão participativa, Apoios Matricial e Institucional, Trabalho em equipe, Projeto Terapêutico Singular, e Acolhimento. Cada grupo era composto entre 30 e 40 participantes, incluindo os facilitadores das esferas municipal, estadual e federal, responsáveis por conduzir os trabalhos.
Durante uma hora de discussões, os inscritos puderam discorrer sobre suas queixas e também registrar ideias e experiências positivas. Ao final do evento, durante a plenária, representantes de cada grupo apresentaram suas ideias, propuseram soluções e ouviram propostas para aperfeiçoar os temas.
Facilitador do grupo “Cogestão e gestão participativa”, o psicólogo do trabalho e consultor da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, Miguel Maia, ressaltou que ótimas ideias surgiram no debate.
“O que mais percebi foram as dificuldades para desempenhar o trabalho. É necessário se organizar para transformar os problemas em soluções. O objetivo básico da PNH é apoiar movimentos para mudar os modelos de atenção e gestão em saúde, orientado pelas prerrogativas do SUS”, afirmou.
Participante e relatora do tema “Apoio Institucional”, a enfermeira do programa municipal de Hipertensão e Diabetes, Tatiana Feliciano, ressaltou que a proposta do seminário foi mostrar um sistema mais acolhedor, tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde.
“O tema que trabalhamos é de suma importância para que os gestores vejam os profissionais com um olhar diferenciado, de servidor público. O benefício do apoio institucional será refletido no atendimento ao usuário, trazendo mais qualidade de assistência aos pacientes”, disse.
Enfermeira do posto de saúde de São José, Flávia Pacheco participou do tema “Acolhimento” e destacou sua importância.
“É essencial para a prática do meu trabalho, no atendimento ao usuário. Temos que saber ouvir o paciente e nos doar, buscando resolver os problemas que eles apresentam. Acolhimento é humanização no atendimento e comprometimento do profissional em escutar às necessidades da população”, frisou.
O subsecretário de Atenção Básica, neurologista Ronaldo Veiga, agradeceu a presença e a participação dos profissionais no evento.
“Percebi neste seminário que todos nós sabemos o que deve ser feito, basta que façamos nossa mea-culpa e possamos trabalhar para melhorar. Vamos aproximar mais a gestão com os trabalhadores que lidam no dia a dia com os pacientes. Queremos incentivá-los a falar conosco. Isso será trabalhado com os coordenadores de todos os programas”, destacou.
Noticias em Destaque