Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Saúde planeja ações para evitar contaminação da população

Por Saúde

Publicado em 18/03/2020

Reunião secretariaado (7)A equipe da Secretaria de Saúde de Itaboraí está trabalhando para garantir que o sistema público não fique sobrecarregado com o surto de coronavírus, que vem atingindo outros países e já registrou casos no Brasil.

Como medida de prevenção, adotou algumas resoluções que foram publicadas em Diário Oficial nesta quarta-feira, 18/03. Ficam reservados, emergencialmente, 31 leitos na cidade. Destes, 24 para internações de pacientes de média e alta complexidade que vierem a necessitar de uma internação e 07 para pacientes de terapia intensiva. A equipe da Secretaria de Saúde está abrindo um novo local de atendimento para pacientes que apresentarem exclusivamente queixa de alguma síndrome gripal. O local fica em Nancilândia, onde hoje funciona a Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva. Todo fluxo de pacientes que chegarem ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior ou em qualquer uma das unidades de saúde do município com os sintomas, será encaminhado para atendimento neste local. Para atender a demanda no aumento de público, a Secretaria de Saúde está avaliando currículos e contratando mais profissionais para suprir a demanda de pacientes e, espera-se, que haja um acréscimo significante.

Reunião secretariaado (8)Além destas, outra série de medidas estão sendo adotadas temporariamente pela Saúde para o enfrentamento da emergência em Itaboraí. Todos os setores da Saúde funcionarão normalmente, com suspensão do período de férias e licenças dos funcionários. Reuniões, palestras, eventos, treinamentos e demais situações que aglomerem pessoas foram vetadas. As cirurgias eletivas também estão suspensas e as pré-agendadas foram canceladas. Consultas eletivas não serão agendadas, já que a intenção é reduzir em 70% desse fluxo. Os atendimentos estão priorizados apenas a pacientes de urgência, emergência e também os pós-cirúrgicos, cardiopatas e oncológicos, por tempo indeterminado.

Ainda como medida, todos os atendimentos odontológicos foram restritos apenas a urgência e emergência; os Agentes Comunitários de Saúde intensificarão a busca ativa durante as visitas em domicílio; na maternidade do hospital municipal as visitas foram suspensas e os acompanhantes de toda unidade serão permitidos, mas de forma restrita.

Reunião secretariaado (5)Para trabalhar a prevenção junto à população o município está preparando cartilhas de orientação para serem distribuídas em locais públicos. Um site será lançado na próxima semana onde irão conter informações atualizadas sobre os números registrados na cidade, formas de prevenção e demais assuntos relacionados ao tema.

O Secretário de Saúde de Itaboraí, Júlio César Ambrósio, em reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos, na última terça-feira, 17/03, preocupado com a disseminação da doença, ofereceu ao estado do Rio de Janeiro 70 leitos (30 de terapia intensiva e 40 clínicos) para tratar os pacientes de coronavírus em um espaço reservado na cidade.

“Estamos muito preocupados com a disseminação desse vírus. Quando falamos de fechar academia, evitar aglomeração, show e mercados, não estamos impedindo o direito de circulação das pessoas; na verdade, o que estamos tentando minimizar são os danos maiores podem ocorrer na sociedade. Queremos prevenção e ela não vem de vacina e nem comprimidos. A solução é evitar contato e fazer a lavagem correta das mãos”, alertou Júlio Ambrósio.

Reunião secretariaado (3)Nesta quarta-feira, 18/03, a equipe de epidemiologia de Itaboraí, com apoio da Guarda Municipal, percorreu o comércio na cidade com intenção de reduzir a movimentação e orientar a população e lojistas quanto aos riscos de contágio da doença.

Demais medidas contra o coronavírus

Na última segunda-feira, 16/03, todo corpo do secretariado do governo municipal se reuniu no Salão Nobre da Prefeitura para que fossem traçadas medidas unificadas para controle do avanço da infecção, divulgasse sugestões que possam ser tomadas nos setores públicos com objetivo de reduzir a velocidade da contaminação.

Tudo foi acompanhado pelo prefeito Sadinoel Souza, que fez um alerta sobre a gravidade da situação e ainda participaria, na parte da tarde, de uma reunião junto ao Governo Estadual de Saúde para tratar sobre o tema. “As pessoas não estão levando a sério a doença. Os locais continuam cheios, super concentrados, parece que as pessoas estão de brincadeira. Só vamos acreditar quando chegar em um de nós”, comentou Sadinoel.

Reunião secretariaado (2)Na reunião, que foi conduzida pela Secretaria de Saúde, representada pela equipe do comitê de enfrentamento do coronavírus e da Vigilância Epidemiológica do município, foi orientado que neste período todos os eventos e atividades externas fossem cancelados por questões emergenciais, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com e equipe da Vigilância Epidemiológica do município, a cidade de Itaboraí, até o momento, não registrou nenhum caso da doença, e ocupa o nível zero se tratando de risco de contaminação. Ainda, ressaltaram que os casos suspeitos da doença vieram de pessoas que são identificadas como “pacientes importados”, cidadãos que se infectaram em outro país.

“Dentro do nosso município precisamos adotar algumas medidas para reduzir o fluxo de pessoas e tentar minimizar os impactos. De imediato foi orientado que as escolas suspendessem as aulas. Não queremos criar desespero, mas sim preparar a cidade para não precisarmos agir numa emergência, por isso estamos nos antecipando ao problema”, afirmou o secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio.

ASCOM/Secretaria de Saúde

Compartilhe