Prefeitura planeja apoio a lutadora no Pan-Americano de jiu-jitsu
Por Turismo e Eventos
Publicado em 19/02/2013
Brenda entre Sergio Gil e Helil Cardozo
A Prefeitura de Itaboraí planeja apoiar uma de suas principais atletas juvenis na busca pelo título do Campeonato Pan-Americano de jiu-jitsu, que ocorre a partir de 20 de março, na Califórnia (EUA). Brenda Heller, 17 anos, atual campeã mundial nas categorias juvenil médio e juvenil absoluto, viaja no dia 15. Ela se reuniu nesta segunda-feira com o prefeito Helil Cardozo, que garantiu o apoio.
“É uma felicidade grande para todos nós podermos contar com uma atleta desse nível em nosso município. A Brenda já demonstrou o seu potencial pela quantidade de títulos que conquistou, e tenho certeza de que, com ela, nossa cidade estará muito bem representada. Daremos todo o apoio necessário”, disse Helil.
Por ser menor de idade, a lutadora vai viajar acompanhada do irmão, Vítor Freitas.
“Ano passado tive um pouco de dificuldade com patrocínios. Mesmo assim, ganhei o Mundial. Agora, com essa ajuda da Prefeitura, a tranquilidade é maior para eu focar apenas na luta e trazer esse troféu para minha cidade”, disse Brenda. “Quero aproveitar este incentivo para popularizar o esporte no município”.
Durante o encontro, na companhia do secretário municipal de Esporte e Lazer, Sérgio Gil, o prefeito Helil Cardozo lembrou que, muitas vezes, bons atletas perdem grandes oportunidades por falta de incentivo.
Além do Campeonato Mundial nas categorias juvenil médio e juvenil absoluto (com lutadores de todos os pesos), Brenda conquistou, também em 2012, o Campeonato Brasileiro e o torneio Rio-International Open.
Organizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), o Campeonato Pan-Americano de jiu-jitsu teve sua primeira edição em 1995, e é disputado anualmente nos Estados Unidos. A edição atual começa no dia 20 de março.